TECENDO LEITURAS, CONSTRUINDO IDENTIDADES: uma proposta de letramento literário no Ensino Médio
Letramento literário. Identidade leitora. Formação do leitor.
A presente dissertação investiga como o letramento literário pode contribuir para a (re)construção da identidade do jovem leitor no Ensino Médio. A pesquisa parte da constatação de que muitos estudantes apresentam dificuldades em desenvolver uma relação significativa com a leitura literária, o que compromete a formação crítica, estética e pessoal desses sujeitos. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo geral investigar como o desenvolvimento do letramento literário influencia a construção da identidade leitora do estudante no Ensino Médio, considerando suas experiências, percepções e interações com textos literários. Entre os objetivos específicos desta pesquisa, destacam-se: (i) analisar hábitos, preferências e motivações de leitura literária dos estudantes do Ensino Médio; (ii)desenvolver práticas pedagógicas que promovam o letramento literário e a identidade leitora e (iii) avaliar o impacto do letramento literário na formação da identidade leitora, valores e visão de mundo dos estudantes. Numa abordagem qualitativa, desenvolveu-se uma pesquisa-ação com alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública, no Sertão Central do Ceará, a partir da aplicação de oficinas com foco no letramento literário. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Cosson (2012), Soares (2010), Cândido (1998), Kleiman (2005, 2007, 2014), Yunes (2003), Todorov (2009), Carvalho (2012), dentre outros discutindo as noções de letramento, letramento literário, leitura literária e identidade leitora. A análise preliminar se organiza em dois tópicos que descrevem, no primeiro momento, as quatro oficinas realizadas, das 07 planejadas. No segundo momento, analisa as atividades descritas anteriormente. Os resultados parciais indicam que práticas de leitura mais afetivas e contextualizadas ampliam o interesse dos jovens pela literatura e favorecem processos de identificação, reflexão e expressão. Entende-se que o letramento literário, quando bem conduzido, é um instrumento potente de humanização e formação identitária do leitor no contexto escolar.