Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA GORETE DA SILVA
DATA : 16/08/2024
HORA: 08:30
LOCAL: meet.google.com/knb-jfft-aaq
TÍTULO:
LEITURA LITERÁRIA E AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS: DISCURSIVIDADES NEGRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES:
Letras, Leitura Literária, Literatura Negro-brasileira, Relações Étnico-raciais. Discursividades negras.
PÁGINAS: 78
RESUMO:
Esta pesquisa insere uma investigação relacionada à questão da leitura literária e as relações étnico-raciais com foco em discursividades negras, tendo como fonte a literatura Negro-brasileiras colocando- a como tarefa necessária no âmbito escolar. Partindo dessa perspectiva, questionamos: como construir a prática social antirracista e de relações étnico-raciais por meio da leitura literária de autoras e autores negros brasileiros no Ensino Fundamental? A prática se deu em uma turma do 8° ano, em razão do contexto do racismo e do silenciamento escolar de escritores/as negros/as. Para tanto, utilizamos do referencial teórico nos estudos da linguagem e em diálogo com discussões étnico-raciais em autores/as como: Cuti (2010), Gomes (2012), Gouvêa (2005), Munanga (2001), entre outros. No que diz respeito à Análise do Discurso nos debruçamos nas perspectivas de Pêcheux (1988) e Orlandi (1993), quanto as estratégias do Ensino da Literatura na escola, focamos em Cosson (2021) e (2022). Na prática da Leitura Literária, tal empreitada se deu através da leitura e debate de dois contos da escritora Cristiane Sobral (2017). No tocante à metodologia, a pesquisa é de abordagem qualitativa interpretativista cujos os dados constituir-se-ão pela realização de projeto interventivo, “Literatura e discursividades negras”, utilizando-se da leitura e debate dos contos, “Das Águas” e “O outro lado da moeda”, autora negra, também com personagens negras, além da aplicação de um questionário semiestruturado. Pressupomos, inicialmente, que o tratamento da leitura literária é uma ferramenta para deleite, bem como para a construção da identidade negra e da autoestima dos alunos de grupos étnico-raciais invisibilizados. Assim, ao apresentarmos autoras/autores e personagens negros protagonistas, que enfrentam desafios, valorizam suas raízes culturais e constroem narrativas de superação, a leitura literária contribui para valorização do pertencimento de crianças e jovens negros além de contribuir para o respeito à diversidade étnico-racial pelos estudantes não negros. Como conclusão, consideramos a relevância da temática dada a pluralidade racial, sendo fundamental que os livros utilizados na educação básica possam apresentar discursividades positivas de ressignificação das vozes negras.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ADY CANÁRIO DE SOUZA ESTEVÃO - UFERSA
Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
Interna - 12923 - EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS
Externa à Instituição - AURISTELA CRISANTO DA CUNHA - UFERSA