A COESÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE NO PROCESSO DE ESCRITA DE ALUNOS DO 9º ANO
Coesão textual. Produção de texto. Processo de escrita.
Esta pesquisa explora a relação entre o uso de elementos coesivos e a construção de sentido em textos de alunos do 9º ano, uma vez que muitos têm dificuldades em utilizar esses recursos de forma eficaz. Realizada na Escola Municipal de Tempo Integral Manoel Antônio Nunes, em Icó-CE, a investigação se centra na questão: Qual é a relação entre o uso dos elementos coesivos e a construção de sentido em textos dos alunos do 9º ano? Além disso, busca entender o conhecimento dos alunos sobre esses elementos e identificar métodos de orientação mais eficazes para a produção textual. O objetivo geral é investigar como os mecanismos de coesão textual são organizados na escrita dos alunos. Como objetivos específicos, definiu-se: analisar o uso dos elementos coesivos, identificar os critérios que os alunos utilizam para conectar frases e parágrafos e desenvolver uma proposta de intervenção para aprimorar o uso desses recursos. A pesquisa visou a promover reflexões, trocas de experiências e novas práticas que possam enriquecer a formação de alunos como leitores e escritores, desenvolvendo abordagens de ensino que enfatizem a coesão textual. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Antunes (2009), Koch (2003), Neves (2003) e Travaglia (1997), dentre outros, que destacam a importância de ensinar e desenvolver a coesão textual como uma competência essencial para a produção de textos claros e compreensíveis. Neste estudo, adotou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando um método indutivo para guiar nossa investigação. Para garantir uma análise abrangente e precisa dos dados gerados, procedeu-se um detalhamento minucioso dos instrumentos e técnicas utilizados ao longo do processo. Sobre o plano de intervenção, teve o objetivo de propiciar aulas que possibilitassem desenvolver a capacidade de produzir textos de forma eficiente, a partir do uso da coesão textual. Os resultados preliminares da análise de dados, considerando-se as categorias definidas, evidenciam os problemas de coesão textual, indicando que é um dos principais desafios enfrentados pelos alunos no processo de escrita.