Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉA BENTO DE FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÉA BENTO DE FARIAS
DATA : 22/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS: A LEITURA E A ESCRITA EM PROJETO DIDÁTICO DE GÊNERO


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento. Projeto Didático de Gênero. Autobiografia


PÁGINAS: 133
RESUMO:

Esta dissertação concentra-se nos estudos de letramento, que compreende a leitura e a escrita como práticas sociais, alinhando-se ao objetivo geral de analisar o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita a partir de um projeto didático de gênero. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, na qual pesquisadores e participantes intervêm em um problema coletivo (Thiollent,1986). A abordagem é qualitativa e situa-se no campo da Linguística Aplicada (Lopes, 2006) e dos estudos de letramento de vertente sociocultural. Utiliza como aporte metodológico para a proposta de intervenção o modelo didático advindo dos Projetos Didáticos de Gêneros (PDG), conforme proposta de Guimarães e Kersch (2012; 2015). O referido projeto foi desenvolvido em uma turma de nono ano do ensino fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Simeão Leal, localizada em Itaporanga-PB. Teoricamente, fundamenta-se nos estudos de letramento de Kleiman (1995, 2005, 2007), Aquino (2018), Guimarães e Kersch (2012, 2015), Tinoco (2008), nos estudos de gêneros de Dolz e Schneuwly (2004) e Bakhtin (2016). Em relação ao gênero autobiografia nos apoiamos em Passeggi (2021). Assim, nosso PDG “Relatos autobiográficos em Projeto Didático de Gênero” envolveu o estudo do gênero textual autobiografia, bem como o reposicionamento identitário do aluno e a ressignificação do ensino de língua portuguesa. O corpus analítico da pesquisa é composto por atividades escritas e produções escritas iniciais e finais dos alunos. Os resultados encontram-se em processo de análise, mas é possível perceber uma evolução quanto à escrita e compreensão do gênero estudado, bem como no desenvolvimento pessoal dos alunos, já que a leitura e a escrita são meios não apenas de adquirir conhecimento, mas também de afirmar a identidade e o protagonismo dos alunos em suas jornadas educacionais e na sociedade.  Assim, a intervenção sugere estratégias que permitem aos alunos não apenas compreender textos, mas refletir sobre suas vivências e se expressar por meio da escrita de maneira autêntica e engajada. Isso implica reconhecer a escrita como uma forma de participação, onde os alunos podem dar voz às suas perspectivas, identidades e experiências.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 13030 - JACIARA LIMEIRA DE AQUINO
Interna - 1796 - ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
Externa ao Programa - 12922 - PRISCILA DO VALE SILVA
Notícia cadastrada em: 06/08/2024 12:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern