Banca de QUALIFICAÇÃO: AURENICE BENTO TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AURENICE BENTO TORRES
DATA : 26/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

 

 

EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA: O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CRÔNICAS


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

escrita; experiência; ensino-aprendizagem; gênero crônica.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

A presente pesquisa de mestrado discute as experiências de ensino-aprendizagem com a escrita em língua portuguesa e analisa as produções de textos do gênero crônica. Os desafios relacionados ao ensino da língua portuguesa, especialmente no que concerne à escrita, têm sido objeto de intensa problematização e debate no âmbito acadêmico. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as experiências de escrita nos textos produzidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental, a partir da aplicação de uma sequência didática, visando o aprimoramento dessas habilidades. As bases teóricas desta pesquisa se fundamentam nos trabalhos de Dewey (2023), Oliveira (2011) e Micoli (2010), que orientam a investigação sobre as experiências no ensino-aprendizagem. Para embasar o desenvolvimento da habilidade de escrita e o estudo dos gêneros textuais, recorremos às contribuições de Antunes (2003), Freitas (2023), Lerner (2002), Koch e Elias (2023), Xavier (2004), Marcuschi (2009) e outros. No que se refere à produção textual e ao uso de sequências didáticas como ferramenta pedagógica, utilizamos documentos oficiais que orientam o ensino fundamental, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), entre outros. Esta pesquisa será conduzida em uma escola pública localizada no município de Icó, Ceará, durante o período vespertino nas aulas de língua portuguesa ao longo do ano de 2024. Inicialmente, a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário exploratório utilizando o Google Formulários, cujo link foi compartilhado no grupo da sala de aula pelo WhatsApp, juntamente com orientações prévias para explorar aspectos específicos da relação dos alunos com a escrita. Em seguida, será desenvolvida uma sequência didática, com produções textuais elaboradas pelos alunos ao longo da pesquisa. Este estudo constitui uma pesquisa-ação de caráter qualitativo, que abrange: pesquisa descritiva, elaboração de uma sequência didática, reflexão sobre a prática pedagógica e avaliação dos resultados obtidos. O propósito é desenvolver um projeto de intervenção voltado para a produção textual em sala de aula.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1612 - MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
Interna - 941.917.864-15 - CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA - UFERSA
Externo à Instituição - DANIEL DANTAS LEMOS - UFRN
Notícia cadastrada em: 06/08/2024 12:44
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