Banca de QUALIFICAÇÃO: LAUDICÉLIA MARIA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAUDICÉLIA MARIA DE OLIVEIRA
DATA : 29/08/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

OFICINAS DE LETRAMENTO: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Letramento; Oficinas de letramento; Literatura Potiguar; Contos.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Esta dissertação concentra-se nos estudos de letramento, que compreende a leitura e a escrita como práticas sociais, em específico o letramento literário, a literatura potiguar, a partir dos contos do livro “Chão dos simples”, do autor Onofre Jr. (2018). Assim, tem-se como objetivo geral: desenvolver oficinas de letramento a partir do gênero conto em turmas do sexto ano do ensino fundamental, tendo em vista o letramento literário. De forma específica, objetivamos: (i) valorizar a cultura regional como forma de construção de uma identidade leitora; (ii) desenvolver habilidades de escrita por meio de contos com as histórias vivenciadas pelos sujeitos da pesquisa; (iii) realizar oficinas de letramento com gêneros textuais presentes no dia a dia dos alunos a fim de desenvolver habilidades de leitura e escrita. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (Minayo, 1995), sendo de fundamental importância uma revisão bibliográfica (Gil, 2002) e situa-se no campo da Linguística Aplicada (Kleiman, De Grande, 2015) e dos estudos de letramento e letramento literário com o olhar voltado para as práticas sociais. Utiliza-se como aporte metodológico para a intervenção o modelo didático advindo das Oficinas de letramento (Kleiman, 2005). A intervenção está sendo desenvolvida em uma turma de sexto ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Almino Afonso, localizada em Martins-RN. Teoricamente, fundamentamos a pesquisa nos estudos de letramento de Kleiman (1995), Aquino (2018); nos respaldamos em estudiosos como Cândido (2023) sobre literatura; Freire (1989) em alfabetização, letramento e leitura crítica; Riter (2009) sobre leitura; abordamos ainda os gêneros discursivos e as características do gênero conto, com base em Bakhtin (2015), entre outros. A respeito do estudo sobre a literatura potiguar tecemos um breve histórico da literatura no Rio Grande do Norte embasados em Duarte e Macêdo (2001) além de Tarcísio Gurgel (2001). Assim, nossa pesquisa envolve o estudo do gênero textual conto, bem como obras da literatura potiguar como forma de incentivo e de construção de visão identitária por meio da literatura regional e local. O corpus analítico da pesquisa é composto, primeiramente, pelo processo de intervenção das oficinas de letramento, de modo geral e, por atividades mais pontuais de escrita e produções escritas iniciais e finais dos alunos, tendo em vista apresentarmos e discutirmos os dados em sua materialidade. Dessa forma, a intervenção se utiliza de estratégias que tem possibilitado aos alunos não apenas entender os aspectos formais e estruturais de textos, mas também refletir sobre suas próprias vivências expressando-se por meio da escrita de forma genuína e envolvente. Isso significa considerar a escrita como um instrumento de participação, no qual os alunos têm a oportunidade de dar voz às suas perspectivas, identidades e experiências. Como resultados, é possível perceber o engajamento dos alunos nas atividades de leitura e escritas dos gêneros propostos nas oficinas, bem como a produção do gênero conto, após um processo de leitura e discussão de textos do gênero. Tal prática favoreceu o engajamento e ampliou as competências de leitura, escrita e interpretação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 13030 - JACIARA LIMEIRA DE AQUINO
Interna - 1796 - ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
Interna - 12923 - EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS
Externo à Instituição - José Juvencio Neto de souza - FAPERN
Notícia cadastrada em: 26/08/2025 11:38
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