ACESSO À EDUCAÇÃO DE PESSOAS DE ORIGEM POPULAR NA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS
Quarto de Despejo, Acesso à Educação, Emancipação Social.
Pretendemos analisar os elementos presentes no debate que leva ao acesso à educação pelas pessoas de origem popular tendo por base a obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. A partir das reflexões depreendidas dessa obra, temos como objetivo compreender o debate sobre o acesso à educação por pessoas de origem popular na obra Quarto de Despejo. Quanto a metodologia, fazemos uso da abordagem qualitativa por meio da pesquisa-intervenção, recorrendo a mediação da leitura da obra em sala de aula, nos termos da sequência básica de Rildo Cosson (2009). Sobre o lócus de pesquisa, realizaremos em uma escola pública da rede estadual de ensino do Município de Serrinha dos Pintos - RN, com alunos pertencentes ao 2 º ano do Ensino Médio. Dos resultados, percebemos que essa pesquisa se torna necessária no contexto escolar em função do seu caráter de denúncia social, uma vez que a educação torna as pessoas sujeitos de conhecimento e, consequentemente sabedoras do valor da educação, conseguem criar caminhos de mudança. Espera-se com essa pesquisa contribuir com a problematização em sala de aula sobre as condições de desigualdade social que permeia a permanência das pessoas de origem popular em desvalia e como a educação pode ser reveladora de mudança social.