Banca de DEFESA: ALINE ABRANTES BATISTA LINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE ABRANTES BATISTA LINS
DATA : 29/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtua lhttps://meet.google.com/sjg-qois-opv
TÍTULO:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: RELATOS DE PROFESSORES SOBRE OS SABERES DOCENTES DESENVOLVIDOS


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas Pedagógicas. Ensino Remoto. Saberes Docentes. Reflexão. Colaboração


PÁGINAS: 122
RESUMO:

A presente pesquisa investiga as práticas pedagógicas e os saberes docentes no contexto do ensino remoto, a partir dos relatos reflexivos dos professores. O problema de pesquisa que orienta o estudo é: Quais práticas pedagógicas foram desenvolvidas durante o ensino remoto e quais foram suas implicações sobre os saberes docentes? O lócus da pesquisa foi uma escola municipal, do Ensino Fundamental I, localizada na cidade de Bernardino Batista-PB. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se no método dialético materialista, a abordagem é qualitativa e colaborativa, desenvolvendo-se a partir de um movimento reflexivo. Os procedimentos de investigação incluíram narrativas e sessões reflexivas das participantes, abrangendo descrição, informação, confrontação e reconstrução. A análise envolveu a construção de núcleos de significação a partir dos relatos reflexivos da prática e do ciclo reflexivo. Os principais resultados indicaram a mobilização dos saberes docentes em resposta às novas necessidades pedagógicas decorrentes do ensino remoto, por exemplo o uso de tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas para o preparo e desenvolvimento das aulas, e a criação de estratégias de ensino inovadoras adaptadas ao ambiente virtual. Observou-se que a dinâmica desse contexto afetou o desenvolvimento das práticas pedagógicas, levando à conscientização das professoras sobre a fragilidade de suas práticas diante do ensino e aprendizagem remotos. Conclui-se que, o ensino remoto resultou na ressignificação das vivências pedagógicas, atribuindo-lhes novos sentidos e significados como a exploração de outros ambientes de aprendizagem, e a forma de planejar, desenvolver e avaliar, que foram significativos para se pensar o fazer docente.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1833 - DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO
Interna - 047.160.564-65 - GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO - UFERSA
Externo ao Programa - 1653 - JÚLIO RIBEIRO SOARES
Externa à Instituição - ITALE LUCIANE CERICATO - UNIFESP
Externa à Instituição - ROZILENE LOPES DESOUSA - UFCG
Notícia cadastrada em: 28/08/2024 11:30
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