PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: RELATOS DE PROFESSORES SOBRE OS SABERES DOCENTES DESENVOLVIDOS
Práticas Pedagógicas. Ensino Remoto. Saberes Docentes. Reflexão. Colaboração
A presente pesquisa investiga as práticas pedagógicas e os saberes docentes no contexto do ensino remoto, a partir dos relatos reflexivos dos professores. O problema de pesquisa que orienta o estudo é: Quais práticas pedagógicas foram desenvolvidas durante o ensino remoto e quais foram suas implicações sobre os saberes docentes? O lócus da pesquisa foi uma escola municipal, do Ensino Fundamental I, localizada na cidade de Bernardino Batista-PB. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se no método dialético materialista, a abordagem é qualitativa e colaborativa, desenvolvendo-se a partir de um movimento reflexivo. Os procedimentos de investigação incluíram narrativas e sessões reflexivas das participantes, abrangendo descrição, informação, confrontação e reconstrução. A análise envolveu a construção de núcleos de significação a partir dos relatos reflexivos da prática e do ciclo reflexivo. Os principais resultados indicaram a mobilização dos saberes docentes em resposta às novas necessidades pedagógicas decorrentes do ensino remoto, por exemplo o uso de tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas para o preparo e desenvolvimento das aulas, e a criação de estratégias de ensino inovadoras adaptadas ao ambiente virtual. Observou-se que a dinâmica desse contexto afetou o desenvolvimento das práticas pedagógicas, levando à conscientização das professoras sobre a fragilidade de suas práticas diante do ensino e aprendizagem remotos. Conclui-se que, o ensino remoto resultou na ressignificação das vivências pedagógicas, atribuindo-lhes novos sentidos e significados como a exploração de outros ambientes de aprendizagem, e a forma de planejar, desenvolver e avaliar, que foram significativos para se pensar o fazer docente.