A CONSTRUÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ENSINO DE LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Formação do pedagogo. Ensino de literatura. Formação do leitor
O ensino de literatura na formação do pedagogo é um dos saberes primordiais para a inserção da leitura literária nos ambientes escolares com o objetivo de formar leitores durante a infância, proporcionando o diálogo e construção de sentidos, ou seja, o conhecimento de mundo por meio da imaginação e ficção literária. Dessa forma, o estudo delineia-se na seguinte questão de pesquisa: Os pedagogos atuantes na sala de aula, tiveram ensino de literatura durante algum espaço de sua formação (inicial ou continuada) que fundamentem as suas práticas com a leitura literária? E para alcançarmos as possíveis respostas, temos por objetivo geral: Investigar a construção dos saberes relacionados ao ensino de literatura, no processo de formação do professor para a atuação docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: 1. Compreender que concepções foram construídas acerca do ensino de literatura durante a formação do professor; 2. Identificar as estratégias utilizadas pelo professor com a leitura literária para a formação leitora na educação infantil; 3. Analisar a importância do ensino de literatura como um dos princípios na formação do professor da Educação Infantil, objetivando a formação do leitor e desenvolvimento do gosto pela leitura. Diante disso, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, e exploratória, para coleta dos será utilizado o complemento de frases e questionário com professoras do Centro Municipal de Ensino Rural (CMER) do município de Severiano Melo/RN, os dados obtidos serão analisados conforme a análise interpretativa de Flick (2013). Desse modo, buscamos trazer os princípios e reflexões que norteiam a presença do ensino de literatura na formação inicial e sua extensão na formação do pedagogo.