Banca de DEFESA: ADRIANA ROSICLEIA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANA ROSICLEIA FERREIRA
DATA : 25/04/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Google Meet, pelo link: https://meet.google.com/zvd-mymq-fff
TÍTULO:

O PAPEL DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO HUMANA DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: Filosofia, Formação Humana, Professor.


PÁGINAS: 192
RESUMO:

1.      RESUMO:

A pesquisa intitulada “O papel da Filosofia na formação humana do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” tem como objetivo analisar o papel da Filosofia na formação humana docente de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem teórico-metodológica utilizada é de cunho qualitativo, de natureza básica, sendo descritiva e explicativa. A pesquisa se organiza em três etapas cruciais para essa sistematização sendo: Pesquisa teórica de revisão de literatura, pesquisa teórica-documental e pesquisa de campo. A pesquisa empírica foi realizada a partir de entrevista semiestruturada e aplicada a partir do método do grupo focal a três professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental formadas em Pedagogia residentes e atuantes numa escola municipal da cidade de Doutor Severiano/ RN. O texto foi estruturado em três capítulos, sendo primeiro sobre a Filosofia, suas áreas e interfaces tecidas com a Formação humana. No segundo capítulo apresentamos a temática do lugar da Filosofia na formação humanista de professores, que contempla ainda uma pesquisa documental, em que analisamos os ementários das disciplinas de Filosofia em Cursos de Pedagogia de seis principais Universidades públicas do Brasil. O terceiro capítulo foi marcado pela investigação de campo. A Análise de Conteúdo foi utilizada como rota metodológica para interpretação dos dados da pesquisa empírica. Como resultados o texto apresenta a perspectiva de reflexão acerca da relevância do campo das Ciências Humanas, que vem sendo esvaziado nas últimas décadas no curso de licenciatura, em especial Pedagogia, precisamente o componente de Filosofia da Educação. Abre ainda a possibilidade de se pensar em avanços no âmbito da formação de professores, no que tange ao ensino nos domínios da formação humana. Assim, os resultados obtidos deixaram claro não só os sentidos e significados da Filosofia para os cursos Curso de Pedagogia, alvo da pesquisa, mas da relevância dos componentes relativos à esfera dos Fundamentos da Educação. Esses, entretanto, precisam se ajustar à realidade da formação profissional do pedagogo, concluindo-se que a Filosofia em cursos de Pedagogia precisará ser praxiológica, integrar teoria à prática. Em outras palavras, Filosofia que forme pedagogos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 8034 - SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
Interna - 047.160.564-65 - GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO - UFERSA
Interna - 3329 - SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
Externo à Instituição - ANTONIO PEREIRA CÂNDIDO - IFSC
Externo à Instituição - Expedito Wellington Chaves da Costa - IFCE
Notícia cadastrada em: 22/04/2025 13:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern