ENTRE SONS, RITMOS E MELODIAS: A MUSICALIZAÇÃO NA PRÁTICA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Musicalização; Prática docente; Educação Infantil
Esta pesquisa se insere no campo das investigações acerca da musicalização na prática docente da Educação Infantil, foi desenvolvida em duas turmas de pré-escola II da Escola Jardim Encantado/PB, tendo a seguinte questão de investigação: Como a musicalização é pedagogicamente trabalhada em turmas de Educação Infantil em uma escola pública da rede municipal de ensino de São José de Piranhas-PB? Para buscar responder a essa questão, estabeleceu-se como objetivo geral: Analisar a musicalização em turmas de Educação Infantil na perspectiva de compreender como esta é pedagogicamente trabalhada na prática docente em sala de aula. Para amparar o objetivo acima mencionado, traçou-se os seguintes objetivos específicos: (I) Observar como os professores estão desenvolvendo práticas em sala de aula que envolvam a musicalização; (II) Identificar nos posicionamentos docentes à luz das discussões teóricas apresentadas, como a musicalização é vista na Educação Infantil; (III) Possibilitar reflexões, neste trabalho teórico, que contribuam para a compreensão do papel da musicalização na prática docente na Educação Infantil. Para atingir tais objetivos, utilizou-se uma abordagem qualitativa, ancorada em uma pesquisa de campo do tipo interpretativa e como instrumentos para construção dos dados, fez-se uso do formulário investigativo, a observação semiestruturada, o diário de campo com o roteiro previamente estruturado e a entrevista semiestruturada realizada com as colaboradoras da pesquisa, para análise e interpretação dos resultados, optou-se pela análise interpretativa. Os resultados apontaram que as práticas docentes tem a presença da musicalização diariamente em ambas as salas de aula observadas em suas dinâmicas cotidianas de trabalho, envolvendo a produção de sons a partir de objetos e movimentos corporais, de forma planejada e organizada pelas professoras. Para o desenvolvimento da prática docente, as professoras utilizam os conhecimentos teóricos que têm a seu dispor e os recursos didáticos que lhes são disponíveis, de forma que a musicalização ocupa parte significativa da prática docente em sala de aula, constatação essa, correspondente ao esperado em uma das hipóteses previstas nesta pesquisa. venham a ser desencadeadas tendo a musicalização na Educação Infantil como temática investigada.