TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO ESCOLAR: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Tecnologia assistiva. Educação inclusiva. Práticas Pedagógicas.
Este estudo aborda a Tecnologia Assistiva (TA) no âmbito escolar, tendo como escopo as percepções docentes acerca dos desafios e possibilidades de utilização dos recursos da TA em suas práticas pedagógicas. Parte-se do pressuposto de que a TA é um instrumento essencial para a mediação do processo de aprendizagem, bem como de promoção da participação ativa e autônoma do estudante com deficiência, contribuindo para a construção do ambiente educacional equitativo. O objetivo principal desta pesquisa é compreender as percepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a tecnologia assistiva e seu papel nos processos de inclusão educacional. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo assume uma abordagem qualitativa, que permite uma análise rica e detalhada das concepções e experiências dos professores. A investigação se caracteriza como uma pesquisa-ação, por adotar uma perspectiva dialógica e cooperativa com os partícipes e a comunidade escolar. Para produção dos dados empíricos, adotou-se os seguintes instrumentos e procedimentos: questionários individuais, realização de encontros de planejamento da ação, palestras e oficinas formativas e um grupo focal com professores, no próprio espaço da escola, localizada no Município de Major Sales/RN. O referencial teórico deste estudo fundamenta-se em contribuições de autores conceituados na área da Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva, como Vigotski (2022), Mantoan (2020), Galvão Filho (2009), Ribeiro e Lustosa (2023) e Bersch (2017), os quais oferecem uma base sólida de conhecimento sobre inclusão escolar e recursos de tecnologia assistiva. Os dados produzidos serão analisados através da Análise Temática (Braun e Clarke, 2006), metodologia que permite identificar, organizar e descrever padrões nos relatos dos participantes, colaborando para a análise interpretativa dos dados. A investigação intenciona que os resultados incentivem reflexões significativas a respeito da Tecnologia Assistiva e de práticas educativas inclusivas, contribuindo para que os professores e gestores desenvolvam estratégias de construção de espaços mais acessíveis e participativos. Ademais, pretende-se ampliar os debates sobre a formação continuada e a construção coletiva de conhecimentos aplicados à realidade pedagógica, por meio do envolvimento direto dos docentes no processo de transformação escolar e do fortalecimento de uma cultura mais inclusiva e democrática.