O uso das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Tecnologias, ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas.
Este projeto de pesquisa aborda a temática do uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Investiga como os docentes fazem uso das tecnologias em suas aulas e de que forma essa integração das tecnologias em suas práticas pedagógicas influencia a dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e a relação entre professor-aluno, aluno-aluno e alunoconhecimento. Considerando o contexto de mudanças contínuas e aceleradas da sociedade telemática, busca discutir as contribuições das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem, especialmente, em escolas públicas. A questão central da pesquisa é: Como as tecnologias digitais são utilizadas e compreendidas pelos docentes em suas práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental? A partir dessa pergunta, derivam-se questões norteadoras das discussões e reflexões: Quais são as condições de acesso dos alunos às tecnologias educacionais? Qual é a estrutura física e de pessoal qualificado disponível para implementar o ensino mediado por tecnologias digitais nas escolas? De que maneira o uso das tecnologias digitais pode transformar o processo de ensino-aprendizagem, considerando as práticas docentes e a participação ativa dos alunos? O objetivo geral é compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas com o uso educativo das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, propõe-se: mapear as estratégias didáticas e os recursos tecnológicos utilizados pelos professores; identificar as principais dificuldades apontadas no uso das tecnologias no processo de ensinoaprendizagem; e evidenciar as contribuições das tecnologias digitais para a aprendizagem dos estudantes. A relevância da pesquisa está na compreensão de que, atualmente, as tecnologias permeiam todos os espaços sociais — incluindo o ambiente escolar — exigindo um novo olhar para as práticas educativas e uma redefinição do papel do educador nesse contexto. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, tendo como estratégia metodológica a pesquisa narrativa, com destaque para o uso das narrativas autobiográficas como fonte e método de investigação. Como instrumento de coleta de dados, serão realizados grupos reflexivos de mediação biográfica, utilizando o quadro de escuta como ferramenta para o registro e análise das narrativas. A análise dos dados seguirá o método de Análise Temática (AT), conforme proposto por Minayo (2010), Bauer e Gaskell (2014), Braun e Clarke (2006, 2013, 2014). O referencial teórico fundamenta-se nas discussões sobre o uso das tecnologias educacionais nas práticas pedagógicas, com base nas contribuições de autores como Creswell (2010), Gil (2002), Cunha (2014; 2020), Oliveira (2016; 2019), Moran (2006; 2013; 2015), Cruz (2023), Nóvoa (1995), Saviani (1991; 2003), Brito e Sampaio (2013), Valente (1999), Libâneo (2001), Vygotsky (1998), Pimenta (2005) e Longarezi, Pimenta e Puentes (2023). Diante da problemática levantada na pesquisa, partimos do princípio de que a escola não pode se omitir quanto à integração das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. Utilizadas de forma consciente e reflexiva, essas ferramentas podem promover o conhecimento crítico do contexto político, social, cultural e educacional, favorecendo caminhos emancipatórios, democráticos e libertadores.