Banca de DEFESA: VANILDA FILGUEIRA SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANILDA FILGUEIRA SANTANA
DATA : 29/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Avançado de Pau dos Ferros
TÍTULO:

Formação de professores para a contação de história como instrumento pedagógico na Educação Infantil


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professor; Educação Infantil; contação de história.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

 

O presente trabalho refere-se à pesquisa de dissertação de Mestrado intitulada “Formação de professores para a contação de história como instrumento pedagógico na Educação Infantil”. Pesquisa esta, vinculada ao Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Temos como pergunta de partida, condutora da investigação: Como acontece a formação de professores para o trabalho com a contação de histórias, tendo em vista a importância dessa prática enquanto instrumento para a formação da criança na Educação Infantil? Para a efetivação da pesquisa, nós utilizamos da pesquisa qualitativa, cujo propósito se adequa ao nosso trabalho. Temos como objetivo principal analisar como se dá a formação de professores para o trabalho com a contação de histórias enquanto instrumento para a formação da criança na Educação Infantil. Como objetivos específicos elencamos: a) Identificar a concepção dos (as) docentes da Educação Infantil colaboradores (as) da pesquisa sobre a contação de histórias enquanto recurso para formação da criança; b) Compreender as contribuições do ato de contar histórias no espaço escolar como metodologia para o desenvolvimento da formação das crianças na Educação Infantil na visão dos (as) professores (as); c) Analisar a importância da formação de professores para o trabalho com a contação de histórias nas salas de aula da Educação Infantil a partir da visão dos (as) docentes. As discussões serão feitas com base na análise das contribuições dos sujeitos colaboradores da pesquisa em resposta à aplicação de um questionário on-line sobre a temática, bem como da fundamentação teórica proposta por Freire (1991), Abramovich (1994), Bogdan e Biklen (1994), Kramer (2002), Kishimoto (1999), Sisto (2005), Gil (2008), Veiga (2009), Tardif (2014). Mobilizamos também Bettelheim (1980), Coelho (2001), Busatto (2013), Gadotti (2011), Gatti (2019), Nóvoa (2019), Tebet (2018) e Lisboa (2013), entre outros autores que discutem sobre o conceito de contação de história, formação de professor e Educação Infantil e contribuem para o enriquecimento da temática proposta. Na coleta de dados em campo, temos a colaboração dos (as) professores (as). A pesquisa de campo se deu em uma única etapa, sendo ela um encontro para disponibilização do link do questionário com os colaboradores da pesquisa. Para a interpretação e análise dos dados coletados utilizamos a metodologia da Análise de Livre Interpretação proposta por Anjos; Rôças e Pereira (2019). Assim, ao analisarmos os dados, pretendemos com os resultados a afirmação e compreensão dos sujeitos da pesquisa, professores (as) da Educação Infantil, sobre a importância da formação de professores para o trabalho com a contação de histórias enquanto instrumento e a relevância desse fazer para a formação integral da criança na Educação Infantil na visão dos docentes.  Assim, acreditamos que os estudos relacionados à formação de professores podem contribuir na reflexão por parte dos (as) professores da Educação Infantil sobre a relevância da contação de histórias para a formação das crianças, infantil, considerando a preparação dos docentes como o alicerce.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 7968 - KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
Interna - 6081 - DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
Interna - 1833 - DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO
Externa ao Programa - 12767 - MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS
Externa à Instituição - CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA - UFERSA
Externa à Instituição - MARIA GORETE PAULO TORRES
Notícia cadastrada em: 28/08/2025 08:34
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