Banca de DEFESA: MASSARO VICTOR PINHEIRO ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MASSARO VICTOR PINHEIRO ALVES
DATA : 19/11/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 04 da Central de Aulas II do Campus Pau dos Ferros
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL PARA O PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INTERATIVAS (SDI) NO ENSINO DE MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologia Inovadora; Formação de Professores; Tecnologia Educacional; Prática Dialógica


PÁGINAS: 171
RESUMO:

Diante dos desafios no ensino de matemática, caracterizados pela necessidade de superação de modelos tradicionais e pela incorporação de metodologias inovadoras, as Sequências Didáticas Interativas (SDI) surgem como uma abordagem promissora. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta o desenvolvimento e a avaliação de uma plataforma digital destinada a operacionalizar o planejamento e a elaboração dessa metodologia no ensino de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de fomentar a construção coletiva de conhecimento e apoiar uma comunidade colaborativa de professores. A pesquisa, caracterizada como aplicada, de desenvolvimento experimental e com delineamento de métodos mistos, foi realizada com 16 professores de Matemática de escolas públicas de Pereiro-CE. A coleta de dados ocorreu em encontros formativos, por meio de questionários com escalas Likert, perguntas abertas e da análise das SDI criadas na própria plataforma. A análise quantitativa empregou estatística descritiva, enquanto a análise qualitativa seguiu as três etapas da Análise de Conteúdo de Bardin, a partir da qual emergiram categorias temáticas. As SDI foram avaliadas por uma rubrica analítica, organizada em níveis de desempenho, além da verificação de conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultados, o estudo entregou uma plataforma web responsiva, com funcionalidades para o planejamento estruturado da SDI, um banco de materiais colaborativos alinhados à BNCC e recursos de automação, como a formação de grupos e a geração de relatórios. A avaliação da metodologia pelos docentes obteve alta aceitação quanto à clareza e adequação (média de 4,88), entretanto, identificou-se uma menor percepção de preparo para sua aplicação (média de 4,13), principalmente entre os professores com mais tempo de experiência. A usabilidade da plataforma foi avaliada positivamente (média de 4,67), mas a análise qualitativa revelou uma tensão entre a facilidade de uso e a insegurança dos docentes em relação à tecnologia. Das 64 SDI criadas, observou-se uma concentração nos eixos de Números (31,3%) e Álgebra (23,4%), e apenas 33 (51,56%) estavam em total conformidade com a BNCC, sendo a principal causa de não conformidade a habilidade mal classificada (57,1%). Concluiu-se, portanto, que a plataforma é um artefato pedagógico viável que materializa a metodologia SDI, mas sua efetiva apropriação depende da superação de barreiras práticas e da necessidade de formação continuada que articule teoria e prática, uma vez que foi identificada uma lacuna entre a aceitação conceitual do método e a autoeficácia dos docentes para sua execução.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.532.573-** - OTÁVIO FLORIANO PAULINO - UFERSA
Interno - ***.657.054-** - KYTERIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO - UFERSA
Externo à Instituição - ANTONIO DIEGO DA SILVA FARIAS - UFERSA
Notícia cadastrada em: 18/11/2025 10:56
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