PRESENÇA DA AUTORIA FEMININA NAS AULAS DE LITERATURA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRN – CAMPUS PAU DOS FERROS
autoria feminina, ensino de literatura, diversidade, formação de leitores
Em uma sociedade marcada por trajetórias conflituosas em relação às questões de gênero, raça e classe, a inserção de obras escritas por mulheres nas aulas de literatura é essencial para promover um ensino mais inclusivo, diverso e sensível às demandas sociais. A escolha desse tema justifica-se pela necessidade de ultrapassar as barreiras do cânone literário tradicional, predominantemente masculino e branco, e fomentar a formação de leitores críticos e reflexivos. Compreendemos que a inclusão de autoras mulheres na prática docente colabora para a desnaturalização de discursos hegemônicos e contribui para a valorização da diversidade e equidade de gênero. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar o lugar da autoria feminina no ensino de literatura praticado pelos professores de Língua Portuguesa e Literatura dos Cursos Técnicos do IFRN/Campus Pau dos Ferros. Para tanto, utilizamos três instrumentos principais de coleta de dados: o questionário, o grupo focal e o portfólio virtual. Esses instrumentos foram selecionados para captar as subjetividades dos alunos, permitindo a posterior análise de suas experiências em relação à leitura e compreensão de textos de autoria feminina.