Banca de DEFESA: FRANCISCO LEOSVALDO ARLINDO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO LEOSVALDO ARLINDO JUNIOR
DATA : 30/04/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Videoconferência: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/maria-ione-da-silva
TÍTULO:

O JOGO ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: HISTÓRIAS DE VIDA E PRÁTICA DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: jogo; educação física escolar; trajetória de vida; prática pedagógica.

 


PÁGINAS: 164
RESUMO:

RESUMO

 O jogo é um dos conteúdos fundamentais da Educação Física escolar, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento dos alunos. Ele contribui para a formação integral, promovendo o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais, além de proporcionar aprendizagens significativas que o acompanham ao longo de sua vida. A figura do professor como detentor dos saberes pedagógicos nesse processo é determinante, sendo responsável por mediar esse conhecimento, garantindo que os jogos atendam às necessidades e potencialidades dos alunos. Diante disso, a pesquisa teve o objetivo de analisar os saberes de formação docente através de histórias de vida de professores de educação física com foco no conteúdo jogo. A fundamentação teórica teve como principal apoio em Ortiz (2005) Cervantes (2005), Valenzuela (2005), Murcia (2005), Huizinga (2010), Freire (2009), Freire e Scaglia (2003), Sanches Neto (2017), Darido e Rangel (2022), Darido e Sanches Neto (2022), Gallahue e Donnelly (2008), Gallahue; Ozmun; Goodway (2013), Go Tani (1988), Le Boulch (1987), Soares et al. (2012), Kunz (2020), Brasil (1998, 2018), Kishimoto (2017, 2023), Scarpato (2017), Campos (2017), Moreira e Pereira (2011), Tardif (2014), Nóvoa (2014). dentre outros. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com o Parecer nº 6.667.154. A metodologia da pesquisa foi de natureza qualitativa de campo investigativa, tendo como participantes professores de educação física que atuam na rede básica de ensino no município de Pau dos Ferros/RN, distribuídos nas esferas municipal, estadual particular e federal. Utilizamos como instrumento para a coleta dos dados uma entrevista semiestruturada. Desse modo, os dados coletados foram analisados mediante à análise de conteúdo (Bardin (2016). Dessa forma, a investigação constatou que que as experiências pessoais e profissionais dos professores de Educação Física desempenham um papel determinante na construção de sua identidade pedagógica e na forma como trabalham o jogo em suas aulas. Assim, a pesquisa foi pertinente para a Educação Básica, especialmente a Educação Física escolar, contribuindo significativamente para a prática pedagógica de outros profissionais da área e potencializando o processo de ensino-aprendizagem por meio do jogo como conteúdo norteador.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6133 - MARIA IONE DA SILVA
Interna - 12912 - MARIA ROBERTA DE ALENCAR OLIVEIRA
Externo ao Programa - 4240 - BERTULINO JOSE DE SOUZA
Externo à Instituição - HUGO MIGUEL BORGES SARMENTO
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS GOMES DE CARVALHO LEITÃO
Notícia cadastrada em: 24/04/2025 12:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern