Banca de DEFESA: EDIJANE MAÍLA MARTINS MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDIJANE MAÍLA MARTINS MARQUES
DATA : 20/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Crenças sobre o ensino de pronúncia: uma análise das percepções de professores de língua inglesa


PALAVRAS-CHAVES:

Crenças; Ensino de pronúncia; Língua inglesa


PÁGINAS: 111
RESUMO:

A dinâmica da sala de aula está intrinsecamente relacionada às crenças dos docentes, as quais influenciam suas decisões pedagógicas e impactam diretamente suas práticas de ensino. Investigar essas crenças é essencial para compreender como elas moldam o ensino e podem potencializar ou limitar o processo de aprendizagem da pronúncia, elemento fundamental para a proficiência comunicativa em língua inglesa. Este estudo teve como objetivo geral analisar as crenças de professores de língua inglesa sobre o ensino de pronúncia. Especificamente, buscou-se conhecer as percepções e práticas dos professores no tocante ao ensino de pronúncia, identificar os desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes no tratamento do ensino de pronúncia nas aulas de inglês e discutir as práticas de ensino adotadas pelos docentes relacionadas à pronúncia. A pesquisa está fundamentada em autores como Pajares (1992), Larsen-Freeman (2000), Celce-Murcia (2001), Barcelos (2001), Callou e Leite (2009), Cristófaro-Silva (2011), Xu (2012), Kalaja e Barcelos (2013) e Cypriano (2022), entre outros que discutem as crenças docentes e o ensino de pronúncia. Metodologicamente, a investigação se insere no campo da Linguística Aplicada, adotando a abordagem contextual de Barcelos (2001). De natureza qualitativa, descritiva e de campo, o estudo foi conduzido com três professores de inglês do 6º ano do Ensino Fundamental II em três escolas da rede pública municipal de Cajazeiras, Paraíba. Os dados foram coletados por meio de observações de aulas e entrevistas semiestruturadas, sendo analisados à luz da Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Os resultados revelaram que, embora os docentes reconheçam a importância da pronúncia para a comunicação dos alunos, sua abordagem ocorre de forma esporádica e incidental, sem planejamento sistemático. Observou-se um desalinhamento entre as crenças declaradas e as práticas efetivas, influenciado por fatores como a ausência de formação específica, a escassez de materiais didáticos voltados à pronúncia e as restrições impostas pelo currículo escolar. A pesquisa contribui para uma reflexão crítica sobre a necessidade de um ensino de pronúncia mais estruturado na educação básica, evidenciando a urgência de suporte pedagógico, materiais adequados e formação continuada para os docentes, além de fomentar o reconhecimento e a reavaliação de suas próprias crenças como ferramenta para o aprimoramento de suas práticas pedagógicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 11388 - JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO
Interna - 6081 - DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
Externa à Instituição - FRANCISCA DAMIANA FORMIGA PEREIRA - URCA
Notícia cadastrada em: 17/06/2025 08:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern