PEDAGOGIA LOGOSÓFICA: UM CAMINHO PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL
PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia Logosófica; Educação Integral; Evolução Consciente.
A pesquisa intitulada “A Pedagogia Logosófica: Um caminho para a educação integral” objetiva analisar como a Pedagogia Logosófica contribui para uma educação orientada a partir da abordagem integral do ser humano (bio, psico, social e espiritual) na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo tem uma natureza básica, adotando uma abordagem qualitativa, o paradigma em que nos apoiamos é fenomenológico-interpretativo. Além disso, realizaremos a coleta e a análise de dados utilizando procedimentos semelhantes aos adotados em pesquisas de campo. Somente após a aprovação da pesquisa pelo comitê de ética, iremos realizar a pesquisa com os colaboradores do Colégio Logosófico, Unidade Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Nesse contexto, conduziremos o grupo focal por meio de entrevistas semiestruturadas com a coordenação e professores dos Anos Inicias da referida instituição. Os dados obtidos nas entrevistas serão analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, conforme os pressupostos metodológicos de Bardin (2016). O texto foi organizado em 6 capítulos sendo o primeiro de cunho introdutório e o segundo de com o percurso teórico-metodológico. Os capítulos três, quatro e cinco são dedicados à revisão sistemática da literatura, explorando: a) Ciência& Pedagogia Logosófica, b) Educação integral: origem, concepções, abordagens e métodos educativos, c) A educação integral sob o enfoque logosófico. O sexto capítulo abordará o trabalho empírico, cujo objetivo é compreender como a Pedagogia Logosófica pode contribui para uma educação integral do ser humano considerando todos os seus aspectos e dimensões.