DESENVOLVIMENTO MORAL DE ALUNOS AUTISTAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO MUNICÍPIO DE MARTINS, RN
Autismo; desenvolvimento moral; Geografia.
Embora a educação tenha apresentado avanços no que diz respeito à formação de uma formação humana dos alunos e a comunidade educacional tenha discutido sobre a inclusão, ainda percebe-se uma fragilidade sobre a temática no que diz respeito ao desenvolvimento moral de alunos autistas nas aulas de Geografia. Objetiva-se desta forma compreender como é o desenvolvimento moral dos alunos com Autismo nas aulas de Geografia, mediados pelos conteúdos geográficos, no município de Martins, RN. A pesquisa fundamenta-se nas teorias do filósofo Jurgen Habermas, na Ética do Discurso e na Teoria do Desenvolvimento Moral. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, a pesquisa encaixa-se na abordagem qualitativa, caracteriza-se com sua estratégia etnográfica conforme André (2012). A coleta de dados se dará através de campo em duas escolas do município de Martins RN, com observação participante em sala de aula e entrevista semiestruturada aplicada aos professores. Para a análise e tratamentos dos dados será utilizado a análise de conteúdo de Bardin (1997). Diante disso, espera-se que a presente pesquisa possa despertar o interesse para futuras pesquisas, bem como contribuir para a lacuna existente sobre a temática.