FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DIÁLOGOS SOBRE A PRESENÇA OU AUSÊNCIA DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO PROCESSO FORMATIVO
Palavras – chave: currículo; formação inicial; temas transversais; educação física.ais.
Este trabalho teve como objetivo analisar como os temas transversais estão inseridos no curso de Licenciatura em Educação Física da UERN/CAPF, considerando sua relevância no processo formativo e na preparação para a docência. A pesquisa buscou compreender de que maneira esses temas são discutidos, vivenciados e incorporados nas disciplinas, atividades extracurriculares e projetos de ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando como procedimentos a aplicação de questionários com docentes e discentes. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UERN, com o parecer número 6.585.153, em 15/12/2023, seguindo todos os critérios éticos para tratamento com pessoas. Para elaboração deste estudo utilizamos como aporte os seguintes autores: Apple (2004), Bourdieu e Passeron (1992), Bracht (1999), Charles e Verges (1996), Chauí (2001), Dubar (1997), Gamboa (1998), Giroux (1983), Libâneo (2012), Novoa (1992), Pimenta (2005), Sacristán (2000), Sacristán (2017), Stramann e Taffarel (2007), Saviani (2008), Silva (2001), Silva (2005), Tardif (2014) e Williams (2011). A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de análise do discurso, presente no método de análise de conteúdo de Bardin (2016), que permitiu identificar categorias temáticas que evidenciam percepções, práticas e desafios relacionados à transversalidade curricular. Os resultados revelaram que, embora os temas transversais estejam presentes em algumas disciplinas e projetos institucionais, sua abordagem ocorre de forma fragmentada, muitas vezes restrita a professores e componentes curriculares específicos. Observou-se, ainda, a presença de intensificadores positivos, relacionados a experiências pedagógicas inovadoras, e de intensificadores negativos, que apontam limitações como: a falta de recursos, a ausência de planejamento sistemático e a superficialidade no tratamento de determinados temas. Constatou-se que os discentes reconhecem a importância dessas discussões para a formação crítica e cidadã, mas percebem que a integração ainda carece de maior intencionalidade pedagógica e institucional. Conclui-se que os temas transversais estão sendo trabalhados no curso e que contribuem para a formação inicial de professores de Educação Física. A pesquisa evidencia a necessidade de uma maior valorização desses conteúdos no currículo e sugere que a transversalidade seja incorporada de modo contínuo e interdisciplinar, de forma a potencializar a formação docente. Como contribuição, o estudo oferece reflexões que podem subsidiar ajustes no PPC, estimular práticas pedagógicas mais críticas e propor caminhos para fortalecer a relação entre Educação Física, sociedade e cidadania.