Banca de DEFESA: LUIZ ANTONIO SILVA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ ANTONIO SILVA DE SOUZA
DATA : 23/10/2025
HORA: 08:30
LOCAL: UERN/CAPF
TÍTULO:

CORRESPONDÊNCIA FONOLÓGICA-GRAFÊMICA DOS RÓTICOS EM POSIÇÃO DE CODA: ANÁLISE E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Oralidade. Correspondência fonológica-grafêmica. Róticos. Ensino de Língua Portuguesa. Ensino Médio.


PÁGINAS: 137
RESUMO:

Este trabalho se insere no campo dos estudos da oralidade, mais especificamente das relações da fonética e fonologia com o ensino de escrita, evidenciando a importância do trabalho com essas duas modalidades de comunicação dentro da sala de aula. A pesquisa parte dos seguintes questionamentos: Como os alunos do Ensino Médio produzem os róticos em posição de coda absoluta na fala e na escrita? e como a oralidade é refletida na produção escrita dos estudantes no tocante ao uso do r? Hipotetizamos que o processo fonológico de apagamento do /R/ em posição de coda absoluta é transferido para o processo ortográfico devido a influência fonológica-grafêmica devido à crença de que a fala e a escrita são transparentes, ou seja, uma reflete fidedignamente a realização da outra. De maneira geral, objetivamos analisar a realização dos róticos em posição de coda através da correspondência fonológicagrafêmica de alunos do Ensino Médio. Objetivamos ainda: I) Identificar a produção dos róticos em coda na fala dos alunos; II) descrever a produção dos róticos em posição de coda na escrita dos discentes; III) verificar a influência da produção oral na escrita dos alunos; e IV) elaborar protótipos de atividades que envolvam o trabalho com os róticos em sala de aula. Para tanto, amparamo-nos nos estudos de Almeida e Bortoni-Ricardo (2023) sobre a diversidade linguística em sala de aula, Bagno (2007, 2015, 2022) e Chacon (2022) acerca da escrita, Mesquita Neto (2018) para fazermos um comparativo com os dados da interfonologia dos róticos do PB e do ELE, Lima Jr. (2022) sobre o ensino explícito de pronúncia, Vagini (2007), Callou e Serra (2012) e Oliveira, Caldas e Serra (2018) sobre os róticos. Para obtenção dos dados, foram elaborados dois experimentos, o primeiro (EXP1) referente às produções faladas, e o segundo (EXP2) referente à produção escrita de discentes do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Marcelino Vieira/RN. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa com o auxílio do software Praat, que permite uma análise acústica para visualização da energia acústica das ondas sonoras, para assim conhecermos as nuances da fala e suas possíveis interferências na escrita dos alunos. Percebemos, com a análise, que houve um alto número de apagamentos do rótico final na fala, seguido de números um pouco menores de elisões no contexto da coda medial. Nesse último contexto, o que acabou se sobressaindo foi o nível maior de produção do rótico medial. Percebemos, ainda, que homens e mulheres produziram taxas semelhantes de apagamento tanto na coda medial como na coda final; bem como a fala, em detrimento da escrita, é mais propensa a passar por esse processo fonológico. Além disso, sobre as classes gramaticais, vimos que verbos são mais propensos a passar pelo apagamento do rótico em coda final, diferente da coda medial, em que notamos os percentuais um pouco menores com relação ao primeiro contexto. Ao final, percebemos que os apagamentos realizados na fala não interferiram no processo de escrita dos informantes. Após a análise, criamos protótipos de atividades que poderão ser adaptadas para as salas de aula de LM, mediante a necessidade do professor e dos discentes. Dessa forma, esperamos contribuir, de maneira geral, para que haja maiores possibilidades de reflexões e de uso consciente da língua por parte dos alunos, diante das diversas situações comunicativas que eles podem ser inseridos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 11388 - JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO
Interna - 6081 - DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
Externa ao Programa - 13586 - ANA PAULA SANTOS DE SOUZA - UERNExterno à Instituição - José Dantas da Silva Júnior - UEPB
Externa à Instituição - MARTA REGINA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 22/10/2025 09:29
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