TRILHANDO CAMINHOS DOS SABERES, DIZERES E FAZERES DE PROFESSORAS DE CLASSES MULTIANO NO CONTEXTO DA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS-RN
Narrativas. Trajetória docente. Escola do campo. Classe multiano.
Este estudo tem como objetivo contribuir com registros de narrativas dos momentos que constituem a vida profissional de professoras atuantes em escolas multianos do município de Pau dos Ferros-RN, mediante a identificação dos momentos que marcaram suas trajetórias. A pesquisa é de caráter qualitativa com abordagem metodológica em diálogo com a pesquisa narrativa e o estudo (auto)biográfico. As narrativas foram coletadas mediante escuta das falas sobre vida e formação e, analisadas buscando identificar os diferentes momentos que constituíram as trajetórias profissionais e os momentos marcantes de suas vidas, especialmente os relacionados aos processos formativos e a relação com a escola do campo. Foram entrevistadas cinco professoras entre efetivas e aposentadas da rede municipal, que estão atuando ou que atuaram em classes multianos na escola do campo no município de Pau dos Ferros-RN Na fundamentação teórica, a pesquisa tomou como base os princípios da pesquisa qualitativa de Huberman (2013, Ferrarotti (2010, 2014), Passeggi (2010, 2011), Josso (2009, 2010) Delory-Momberger (2012), Bertaux, (2010) Souza (2006), para embasar a pesquisa autobiográfica em educação. Para tratar do tema da Educação do campo utilizamos os escritos de Vighi (2014), Faria e Souza (2016 ), Arroyo (2006), Souza (2008 ), Freire (1996), Santos (2020), Arroyo, Caldart e Molina (2011), Caldart (2012), dentre outros. Dos resultados da pesquisa, destacamos o registro das narrativas das docentes como espaço para a reflexão do percurso formativo de vida e docência, sob o olhar das práticas e vivências em classes multianos. Com isso, buscamos caracterizar o fazer docente, as estratégias didático-pedagógicas e as experiências do contexto escolar do campo, mediante análise acerca das dificuldades, das práticas bem sucedidas e do constituir-se professora em meio ao cenário do campo. Nosso estudo exteriorizou as adversidades enfrentadas para concluir a formação escolar e acadêmica, bem como os caminhos que os conduziram ao tornar-se docentes de classes multiano do campo.