Banca de DEFESA: WALÉRIA ARAÚJO ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALÉRIA ARAÚJO ALVES
DATA : 29/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

LETRAMENTO VISUAL CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA:
O INSTAGRAM EM UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Língua Inglesa; rede social; letramento visual crítico; Feminismo.


PÁGINAS: 114
RESUMO:

O avanço tecnológico e a democratização do acesso aos recursos digitais possibilitaram a
presença de tais recursos em nosso cotidiano. Contudo, um ambiente que ainda se esforça para
acompanhar essa modernização é o escolar. Segundo Kress (2006 apud Ribeiro, 2021), o
professor e a escola terão de aderir às novas tecnologias não por questões políticas, mas por
razões semióticas. Assim, percebemos a necessidade de rever conceitos e ampliar o nosso olhar
para adentrarmos com êxito no mundo tecnológico, que está intimamente ligado às questões
semióticas e multimodais. Desse modo, os temas que nortearam a pesquisa foram
multimodalidade e multiletramentos, complementados com tecnologias digitais e ensino da
disciplina Língua Inglesa, atrelado ao tema transversal Feminismo. Nosso referencial teórico
principal conta com as obras de Paiva (2012), Rojo (2012), Coscarelli (2016), Ribeiro (2021),
Kress e van Leeuwen (1996/2006), Callow (2008), Silva (2016), Luke e Gore (1992) e Tiburi
(2021). A pesquisa utiliza o Instagram como ferramenta didática em um minicurso de Língua
Inglesa, com foco na leitura e interpretação de textos verbais e visuais no intuito de investigar
o potencial pedagógico dessa rede social. Entretanto, para além das questões pedagógicas
envolvendo o a rede social Instagram, trouxemos o Feminismo a fim de ampliar o letramento
visual crítico do alunado. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar o potencial
pedagógico da rede social Instagram nas aulas de Língua Inglesa. O método adotado neste
trabalho é o fenomenológico, e as informações foram obtidas por meio de conversas e aplicação
de questionários, o que classifica a pesquisa como descritiva. Ademais, o estudo possui
característica interpretativista, por considerar a construção mútua entre o homem e o mundo
social. Quanto aos procedimentos adotados, trata-se de uma pesquisa-ação, pois há uma
tentativa de compreensão dos grupos sociais por eles mesmos. A abordagem adotada é a
qualitativa, devido ao caráter subjetivo da pesquisa. O corpus da pesquisa é composto por
informações obtidas por meio das gravações que serão realizadas ao longo das nossas práticas
e da análise das respostas fornecidas pelo questionário semiestruturado. O locus para realizar a
intervenção é a sala de aula do Ensino Médio da rede pública de ensino estadual da cidade de
Cajazeiras-PB. Mediante os resultados obtidos, verificamos que o Instagram possui potencial
pedagógico, pois através dos seus recursos promove maior envolvimento do alunado, assim
como a possibilidade de abordagem dos conteúdos de maneira interativa e extraclasse.
Baseando-nos nas informações obtidas nas atividades propostas no transcorrer da intervenção,
a exemplo de enquetes e do Questionário semiestruturado, notamos a necessidade de relacionar
o ensino de idiomas, tecnologia e temas transversais contemporâneos, pois, apesar de os
estudantes conviverem diariamente com tais temas, nem sempre eles conseguem interpretá-los
ou utilizá-los de maneira eficiente. Diante disso, identificamos uma chance oportuna de
promover o Instagram enquanto ferramenta pedagógica para aprimorar o ensino de Língua
Inglesa, na perspectiva de ofertar um ensino concomitante às práticas cotidianas dos estudantes
que no geral envolvem tecnologia e redes sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 8093 - MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA
Externa ao Programa - 6135 - EDILENE RODRIGUES BARBOSA
Externa à Instituição - MICHELLE SOARES PINHEIRO - IFCE
Notícia cadastrada em: 23/10/2024 08:43
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