RESUMO
ARBITRAGEM FEMININA DO HANDEBOL NO BRASIL: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE ÁRBITRAS CONFEDERADAS E FEDERADAS
Palavras-Chave: ensino; esporte; handebol; arbitragem feminina; história de vida.
RESUMO
Este projeto de dissertação busca compreender as trajetórias de vida de mulheres que atuam como árbitras de handebol no Brasil, articulando os campos do ensino, esporte, handebol, arbitragem feminina e histórias de vida. O handebol, como prática esportiva e conteúdo da Educação Física Escolar, tem espaço tanto no ambiente educacional quanto competitivo. No entanto, pouco se discute sobre a presença e atuação das mulheres na arbitragem, especialmente a partir de suas vivências formativas e socioculturais. Nesse contexto, a Educação Básica, pode representar o ponto de partida de trajetórias que atravessam a escola, o ensino e o esporte. Diante disso, formula-se a seguinte questão-problema: quais os fatores determinantes das trajetórias de vida das mulheres que atuam como árbitras de handebol no Brasil? Como a educação básica influencia na formação de árbitras de handebol? O objetivo geral da pesquisa é analisar os fatores determinantes nas trajetórias de vida de árbitras de handebol Confederadas e Federadas no Brasil, considerando os aspectos socioculturais. Como objetivos específicos, busca-se: (I) Analisar se a educação formal contribuiu para a formação de árbitras de handebol; (II) Investigar os fatores socioculturais que influenciam a escolha e a permanência das mulheres na arbitragem de handebol no Brasil; (III) Verificar as possíveis dificuldades na trajetória de carreira de árbitras de handebol; e (IV) Identificar as estratégias de superação e os momentos decisivos que marcaram suas carreiras e de que forma elas conseguem resistir. A relevância desta investigação está em sua contribuição para o debate sobre ensino e a presença feminina na arbitragem esportiva, tema ainda pouco explorado na literatura acadêmica. Pretende-se evidenciar os atravessamentos sociais, educacionais e culturais que moldam as experiências dessas mulheres. Para a sociedade e para a comunidade científica, a pesquisa poderá fomentar discussões sobre ensino, formação, qualificação e permanência na arbitragem. O estudo fortalecerá as investigações que relacionam educação, ensino e esporte. Em nível pessoal, esta dissertação dialoga diretamente com a trajetória da pesquisadora, professora de Educação Física e Árbitra Federada, consolidando sua formação acadêmica e profissional. A metodologia adotada será qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, fundamentada na concepção filosófica construtivista (Creswell, 2014). Utiliza-se a pesquisa narrativa (Coutinho, 2014), por meio da técnica de Histórias de Vida, com entrevistas semiestruturadas. Os dados serão analisados com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Ao final, espera-se que, a pesquisa possa responder à questão-problema, atender aos objetivos propostos e contribuir com subsídios teóricos sobre as relações entre ensino, esporte, formação e protagonismo feminino na arbitragem esportiva. As histórias de vida aqui narradas poderão inspirar reflexões sobre o papel da Educação Física Escolar, suas metodologias de ensino e seu potencial de transformação nas trajetórias de jovens mulheres que, ao cruzarem a quadra, fazem do apito sua voz de resistência.