ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA TIPOLOGIA DOS CONTEÚDOS E DA METACOGNIÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ensino de Química. Tipologia dos Conteúdos. Metacognição.
Os conhecimentos de Química se configuram como de fundamental importância para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade, entretanto no contexto escolar essa área de conhecimento é considerada como complexa pelos estudantes. Deste modo, emerge a necessidade de incorporação de metodologias ativas e inovadoras, aliadas a teorias dos conhecimentos. Perante o exposto, a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar a aplicabilidade de uma sequência didática, com a metodologia ativa de aprendizagem por investigação científica no ensino de Química, como uma alternativa no desenvolvimento da aprendizagem dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, e da metacognição pelos alunos de escola pública no Alto Oeste Potiguar. O presente estudo se configura como uma pesquisa qualitativa exploratória do tipo pesquisa-ação, em que foi desenvolvido uma sequência didática baseada na metodologia ativa de aprendizagem por investigação científica, no qual os alunos realizaram formulação de hipótese, pesquisas de campo e teorias, e experimentação acerca do conteúdo soluções químicas, e no final de a cada duas semana preencheram um diário autoavaliativo, visando desenvolver as habilidades metacognitivas aliadas aos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais estimulados naquelas semanas. Os instrumentos e técnicas de coletas de dados utilizados foram: observação, formulário de sondagem dos conhecimentos prévios, diário de bordo, diário de autoavaliação.