Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ SANTOS BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BEATRIZ SANTOS BATISTA
DATA : 20/08/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

GERENCIAMENTO DAS EMOÇÕES DOS PROFESSORES NO CONTEXTO PÓS PANDÊMICO


PALAVRAS-CHAVES:

Emoções. Inteligência emocional. Gerenciamento das emoções. Trabalho docente. Pós Pandemia.


PÁGINAS: 79
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo compreender a gerenciamento das emoções dos professores das Escolas Cidadãs Integrais (ECI), no município de Cajazeiras (PB), considerando os desafios do ambiente educacional contemporâneo no contexto pós-pandêmico. Especificamente, busca: (i) explorar os conceitos de emoções, habilidades emocionais, gestão emocional, habilidades sociais, trabalho docente e pós-pandemia; (ii) identificar os desafios enfrentados pelos professores nas dimensões relacional e afetiva da educação, após a pandemia; (iii) analisar como os docentes gerenciam suas emoções no contexto das ECIs; e (iv) investigar a relação entre gestão emocional e prática docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com base na análise do discurso de Bakhtin (2006), utilizando entrevistas narrativas semiestruturadas como principal método de coleta de dados. A dissertação é organizada em quatro capítulos e fundamentada nos principais teóricos da área, como Salovey e Mayer (1997) e Goleman (2006), pioneiros da teoria da inteligência emocional; Del Prette e Del Prette (2017), referência em habilidades sociais; Hofman (2024), que discute a trajetória das emoções como ciência e prática; Leahy (2013), que aborda os princípios da regulação emocional; e D’Ávila (2023), que sistematiza a didática sensível. O estudo destaca a importância das emoções no trabalho docente, analisando os desafios enfrentados e os recursos emocionais desenvolvidos no período pandêmico. Além de contribuir para a compreensão do gerenciamento emocional no contexto educacional, a pesquisa pretende compreender a realidade vivenciada pelos professores no contexto escolar para que seja possível oferecer estratégias preventivas e de bem estar, bem como suporte prático para o enfrentamento do estresse, da ansiedade e das adversidades no cotidiano escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 8048 - IANDRA FERNANDES CALDAS
Interna - 047.160.564-65 - GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO - UFERSA
Interna - 8034 - SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
Externa à Instituição - MARIA GERLAINE BELCHIOR AMARAL - UFCG
Notícia cadastrada em: 19/08/2025 10:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern