Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO HENRIQUE DE QUEIROS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO HENRIQUE DE QUEIROS SILVA
DATA : 25/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Online (google meet)
TÍTULO:

CINECLUBE ESCOLAR, CONTÉUDOS GEOGRÁFICOS E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Cineclubismo; ensino de Geografia; competência comunicativa.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Apesar dos avanços referentes à integração de recursos digitais e midiáticos no contexto escolar, linguagens audiovisuais como a do cinema ainda são utilizadas de forma secundária em sala de aula, sem a incorporação de suas potencialidades enquanto construtora de diálogos e sentidos por parte dos alunos. Diante disso, propõe-se, como alternativa a esse modelo instrumental de uso do cinema, a implementação de um cineclube escolar fundamentado na concepção de competência comunicativa habermasiana, a fim de estabelecermos um espaço formativo horizontal, participativo e com vistas à construção de entendimentos intersubjetivos no ensino de Geografia. Nesse sentido, objetivamos com a presente pesquisa investigar o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos do Ensino Médio, mediante a utilização dos pressupostos pragmáticos do agir comunicativo e dos conteúdos da Geografia no cineclube escolar. O aporte teórico da pesquisa é fundamento nas contribuições de autores da área de cinema e cineclubismo no ensino, como Duarte (2006), Almeida (2024), Macedo (2010), Teixeira (2010) e Reina (2017), bem como nas discussões em torno da competência comunicativa, a partir de Habermas (2010a, 2010b, 2014, 2022), Carneiro (2022a, 2022b) e Lima, Gunther e Maia (2024). Com relação aos procedimentos metodológicos, adotando uma abordagem qualitativa, a investigação se caracteriza como uma pesquisa-ação a ser desenvolvida em uma escola pública de Ensino Médio, localizada no município de São Francisco do Oeste/RN. Dessa forma, o percurso metodológico integra em suas etapas a realização do diagnóstico da escola, o planejamento da ação, a execução do cineclube e a avaliação de suas contribuições. A coleta de dados será realizada por meio de formulários de observação, entrevista semiestruturada com o professor de Geografia e questionários estruturados para autoavaliação dos estudantes e avaliação geral da experiência, por parte dos alunos e do professor da escola-campo de pesquisa. Com relação à análise dos dados, será utilizada a técnica de análise de conteúdo conforme Bardin (1977). Isto posto, espera-se que a presente pesquisa possa fundamentar novas práticas em torno do uso do cinema no contexto escolar, por meio de sua incorporação em um espaço de debate, compartilhamento de ideias e entendimentos entre seus participantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5349 - ROSALVO NOBRE CARNEIRO
Interna - 047.160.564-65 - GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO - UFERSA
Interna - 6133 - MARIA IONE DA SILVA
Externo à Instituição - RAIMUNDO LENILDE DE ARAÚJO
Externo à Instituição - MÁRCIO BALBINO CAVALCANTI
Notícia cadastrada em: 22/08/2025 10:35
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