GAMIFICAÇÃO E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O
IMPACTO DE UM SISTEMA TUTOR INTELIGENTE NO ENGAJAMENTO
DISCENTE.
Ensino de Matemática, Gamificação, Sistema Tutor Inteligente,
Teoria das Inteligências Múltiplas.
Este projeto de pesquisa parte da problemática do baixo engajamento de alunos
para aprender matemática, provocado por um processo de ensino-aprendizagem
pouco alinhado às suas características e interesses pessoais. Fundamentando-se na
Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) e em Gamificação, é
proposto a avaliação de um Sistema Tutor Inteligente (STI) para o ensino de
matemática no 2º ano do ensino médio. No STI, serão implementados elementos de
jogos associados a Inteligências Múltiplas, identificados através de revisões da
literatura com este propósito. A hipótese é que essa abordagem irá promover o
engajamento e melhorar o desempenho dos alunos em Matemática. Para verificá-la,
serão utilizados métodos mistos em uma pesquisa quase-experimental, através de
observação semiestruturada, aplicação de questionários, análise de desempenho
dos alunos com e sem a utilização do STI com a realização de pré-teste e pós-teste
para medir o conhecimento dos alunos. Os dados serão analisados segundo
métodos adequados à sua natureza qualitativa e quantitativa, com o emprego
ferramentas e procedimentos estatísticos. As contribuições da pesquisa incluem o
fornecimento de uma ferramenta de ensino inovadora para professores, o potencial
de aumento no engajamento discente e novas perspectivas para a aplicação de STIs
na educação básica.