FORMAÇÃO CONTINUADA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E IMPACTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Formação continuada; Anos Iniciais; docente.
A presente pesquisa, intitulada Formação Continuada: Percepções de Professores e Impactos
nas Práticas Pedagógicas, emerge das experiências vivenciadas na educação e das
inquietações observadas nos professores envolvidos no processo educacional. O estudo tem
como objetivo geral e específicos, respectivamente: apreender as percepções dos professores
sobre a formação continuada e como impactam suas práticas pedagógicas; analisar o processo
de formação continuada de professores do 3° ano dos anos iniciais de uma escola pública em
Areia Branca; perceber as contribuições das formações continuada para o pensar/fazer a ação
didática do professor e identificar as políticas de Formação Continuada em Areia Branca
como alternativa de atualização permanente para professores. Tem como lócus empírico uma
escola pública da cidade de Areia Branca por ser um espaço impregnado de sentidos,
contextos diversos e ações formativas. Encontramos respaldo nas bases teóricas, legais e
científicas sobre formação continuada em Gatti (2019; 2013), Nóvoa (1991), Freire (1987;
1996); dentre outros. A análise documental tem como base legal a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional/LDB (1996), o Plano Nacional de Educação/PNE (2014-2024) e as
Bases Nacionais Comuns Curriculares/BNCC (2017), bem como as resoluções (2015, 2019,
2020). Para a realização deste estudo, nos inspiramos, ainda, na abordagem multirreferencial
de Ardoino (2012), Macedo (2020), Barbosa (2010) e nos estudos de Ribeiro (2015). A
pesquisa é de natureza qualitativa e sob a perspectiva etnográfica é caracterizada como um
estudo de caso (Macedo, 2010). Marcado por uma descrição densa dos fatos e pela busca de
profundidade do fenômeno que leva em consideração o processo, a subjetividade, assim como
a ideia de tentar capturar coisas que não estão visíveis. Nesse sentido, todos os olhares são
majestosamente importantes para aproximar o sujeito do objeto, respeitando e valorizando o
contexto cultural em que as situações acontecem.