A POLÍTICA PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (PROALE): UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO CICLO DE POLÍTICA E DA TEORIA DA ATUAÇÃO
Alfabetização e Letramento. Políticas Educacionais. Proale. Currículo.
Este estudo tem como objetivo analisar a política Projeto de Alfabetização e Letramento – Proale, buscando compreender os aspectos contextuais que influenciam a atuação da política Projeto de Alfabetização e Letramento – ProAle, por professores e coordenadores, nas escolas urbanas de redes públicas no município de Angicos-RN. Como objetivos específicos comtempla, a) Caracterizar a organização do espaço-tempo das escolas enquanto dimensão do currículo; b) Conhecer as relações estabelecidas entre os contextos de influência, da produção de texto e da prática na produção de sentidos sobre o ProAle por professores e coordenadores nas escolas lócus da pesquisa; c) Analisar as influências dos contextos Situados, Culturas Profissionais, Contextos Materiais e Contextos externos na atuação do ProAle por professores e coordenadores no Contexto da Prática. O quadro conceitual está ancorado na abordagem do ciclo de políticas (Stphen J. Ball e colaboradores, 1992), (Mainardes, 2006), na teoria da atuação (Ball; Maguire; Braun, 2016). Discuto os conceitos de alfabetização e letramento ancorada em Soares (2021), performatividade com Ball (2002, 2005, 2010) e a concepção de currículo com Lopes e Macedo (2011). O delineamento metodológico desta pesquisa qualitativa contempla pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento; pesquisa documental com análise de documentos do Proale e das escolas; pesquisa de campo que incluirá aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores pedagógicos. Com a pesquisa em andamento, podemos concluir que a alfabetização é um tema instigante devido os problemas vividos no país e as tentativas de enfrentamento por meio de políticas públicas. Essas políticas são defendidas ou criticadas em diversos aspectos, porém tanto a crítica, quanto a defesa, geralmente resultam de análises fundamentadas em perspectivas estruturalistas, especialmente do tipo top down.