Banca de QUALIFICAÇÃO: HERYSON RAISTHEN VIANA ALVES

DISCENTE : HERYSON RAISTHEN VIANA ALVES
DATA : 17/06/2024
LOCAL: google meet

OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO: ATUAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO NO CONTEXTO DA PRÁTICA

Temas Transversais; Ensino médio; Currículo, Políticas Educacionais.

Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, como principal referencial normativo da educação no país, uma série de reformas educacionais foram desenvolvidas na rede básica de ensino, em especial, destaca-se a reforma do Novo Ensino Médio – NEM. Dentre as mudanças, está uma nova organização curricular, esta, mais flexível, que construída durante a etapa escolar, busca o direcionamento e atuação do aluno pós ensino médio, trabalhando seus anseios no âmbito socioemocional, cultural e econômico e social. Em congruência a estas perspectivas formativas propostas pelo NEM, em sua última atualização, a base amplia e reformula a abordagem dos temas transversais, onde institui novos eixos centrais, agora chamadas de “Macroáreas temáticas”, traçadas no objetivo de congregar reflexões as vidas humanas em escala local, regional e global. Reconhecendo a importância da ampla abrangência da recente reforma do NEM, e reformulações na proposta política dos temas transversais, a presente pesquisa tem como questão problema: Como se dá o processo de atuação dos Temas Contemporâneos Transversais - TCT no contexto da prática por professores de uma escola pública de novo ensino médio do município de Mossoró-RN? assim, propondo refletir acerca das implicações presentes a partir dos currículos propostos pelas normativas que regem a atual política. O referencial teórico utilizado é composto por estudiosos pós-estruturalistas como Alice Casimiro Lopes, Elizabeth Macedo e Tomaz Tadeu. Estes contribuirão com as análises no campo do currículo. Considera-se fundamentais os estudos de Stephen Ball (1994), Ball e Richard Bowe (1992) acerca do ciclo de políticas, e Ball, Meg Marguire e Annette Braun (2016) contribuindo com a Teoria da Atuação. A presente pesquisa traz reflexões que contribuem com a linha de pesquisa Formação Humana, Docência e Currículo do Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC/UERN.

Presidente - 1821 - ZACARIAS MARINHO
Externo ao Programa - 5336 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS