Banca de DEFESA: THAMIRES DE SOUSA PAIVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAMIRES DE SOUSA PAIVA
DATA : 26/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: remoto - ambiente virtual
TÍTULO:

SABERES E PRÁTICAS MOBILIZADOS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA ZONA RURAL


PALAVRAS-CHAVES:

SABERES PRATICA AUTISMO NARRATIVAS


PÁGINAS: 153
RESUMO:

 

Em resposta aos desafios relacionados às práticas diárias de professoras da zona rural no município de Aracati/CE, este estudo, de natureza qualitativa, busca compreender, com base nas narrativas dessas educadoras, os saberes e práticas que promovem a inclusão de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em sala de aula regular no Ensino Fundamental. A questão norteadora dessa pesquisa consiste em: quais são os saberes e práticas narrados pelas professoras de uma escola de zona rural de Aracati/CE que favorecem a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), em sala de aula comum? Tais discussões se relacionam diretamente com a linha de pesquisa definida: Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. Quanto à metodologia, utiliza-se o método (auto)biográfico com ênfase nas narrativas dos entrevistados, conforme Josso (2010). Além disso, apresenta-se o método de interpretação dos dados, a Análise Textual Discursiva (ATD), segundo Moraes (2020), empregada para uma análise interpretativa das narrativas das professoras. A pesquisa foi realizada com duas professoras de escolas públicas da zona rural de Aracati/CE. A fundamentação teórica está ancorada essencialmente em: Josso (2010), Imbernón (2009, 2011), Nóvoa (1995, 2000), Freire (1997, 2009), Halbwachs (1990), Mantoan (2003, 2015), Falcão (2023) e Tardif (2014). Os resultados apresentam que as experiências narradas colocam a inclusão não apenas como uma questão de acesso, mas de transformação das práticas pedagógicas para atender às necessidades individuais dos alunos e promover um ambiente inclusivo. Por fim, entendeu-se que as vozes das educadoras são fontes de conhecimento ricas para o saber-fazer pedagógico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5363 - NORMANDIA DE FARIAS MESQUITA MEDEIROS
Interna - 3829 - ANA LUCIA OLIVEIRA AGUIAR
Interna - 2458 - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
Externo à Instituição - JARLES LOPES DE MEDEIROS - UECE
Externa à Instituição - LIA MATOS BRITO DE ALBUQUERQUE - UECE
Notícia cadastrada em: 18/06/2024 08:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern