Banca de QUALIFICAÇÃO: IVONE DIAS DA SILVA ALVES

DISCENTE : IVONE DIAS DA SILVA ALVES
DATA : 24/06/2024
LOCAL: Conferência Web - RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE PROFESSORAS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ

Inclusão. Mesa Tangível. Prática pedagógica.

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e a mesa tangível na prática pedagógica com alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) vem instituindo propostas favoráveis à aprendizagem de todas as crianças.  Há na literatura, registros de estratégias e recursos utilizados por professoras no processo de inclusão com a CAA no currículo escolar que apresentam resultados positivos. Diante do exposto, neste estudo, o objetivo é conhecer  a  Comunicação Aumentativa e Alternativa, a mesa tangível e suas formas de uso na  prática pedagógica com alunos com  Transtorno do Espectro do Autismo. Busca-se identificar as práticas e estratégias do cotidiano dos professores, bem como promover a inserção de recursos no planejamento educacional, quando necessário. É um estudo de intervenção na realidade da sala de aula, problematizando um contexto específico em uma escola pública da 12ª DIREC em Mossoró, Rio Grande do Norte-RN/Brasil, direcionada ao ensino fundamental maior, com professores e alunos de uma turma do 7º ano. O percurso metodológico está composto por  uma Revisão Sistemática da Literatura, com um levantamento dos trabalhos já disponíveis que abordam a temática, apresentando a possibilidade do trabalho inclusivo. Com base em Gil (2002), utiliza-se a entrevista semiestruturada para conhecer o que já sabem os professores sobre CAA e Mesa tangível, pretende-se fazer a elaboração de proposta de intervenção na aula, subsidiada por Freire (1996), que afirma ser o intervir na realidade uma forma de gerar novos saberes, novos conhecimentos. Esta pesquisa está ancorada nos estudos de Nunes et al. (2017), Passerino (2015) sobre a utilização e recursos da CAA, Mantoan (2003), sobre as mudanças organizacionais da escola, Freire (1996) e Tardif (2002) , refletindo sobre a prática pedagógica ,Vigostky (1991) nas relações sociais e culturais. Soares (2016) e Nunes (2020) na perspectiva de utilização da técnica e procedimentos da autoscopia. Discute-se como proposta de intervenção a viabilidade de uma catalogação de recursos da CAA e tecnologia tangível ao propor a elaboração de um recurso para que os professores possam consultar e de modo ágil incluir em seus planos de aula, quando considerarem pertinentes para a rotina do cotidiano. Ainda, busca-se a partir de olhar investigativo melhorar a experiência e o progresso educacional dos alunos público alvo da educação especial e dos demais alunos da turma em estudo.

Presidente - 2458 - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM