Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LIDIANE AGOSTINHO DE MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LIDIANE AGOSTINHO DE MENEZES
DATA : 16/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: RNP Web conferência
TÍTULO:

 

 

IMAGENS E APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ZONA RURAL


PALAVRAS-CHAVES:

 Educação infantil; círculo de cultura; identidade cultural; recursos visuais; vivências no campo.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Esta dissertação investiga como o uso de recursos visuais, no contexto do Círculo de Cultura, pode contribuir para uma aprendizagem significativa e contextualizada de alunos da educação infantil na zona rural de Mossoró/RN, respeitando suas vivências e identidade cultural. O objetivo geral é analisar e ampliar o uso dessas metodologias, buscando proporcionar um desenvolvimento educacional eficaz, inclusivo e alinhado às necessidades das crianças do meio rural. Os objetivos específicos incluem: mapear as práticas pedagógicas atualmente utilizadas na educação infantil na zona rural de Mossoró, desenvolver e implementar atividades pedagógicas baseadas no Círculo de Cultura e avaliar os impactos dessas estratégias no processo de aprendizagem das crianças. Além disso, a pesquisa busca identificar como o uso de recursos visuais, aliado ao diálogo proposto pelo Círculo de Cultura, pode potencializar a construção de conhecimento, fortalecendo os laços entre o espaço educativo e a realidade vivida no contexto comunitário. Fundamentada na valorização da cultura local e das experiências das crianças, a pesquisa visa contribuir para a construção de identidades culturais fortes e para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade. O estudo destaca que as vivências das crianças não são apenas pontos de partida para o aprendizado, mas também elementos fundamentais para a criação de um ambiente escolar mais significativo e participativo. A abordagem metodológica será qualitativa e participativa, utilizando o Círculo de Cultura como estratégia central. Essa metodologia promove o diálogo entre educadores e as crianças, além de incentivar uma troca constante de saberes que reconhece a importância do contexto social e cultural. Os principais referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa foram Santaella (2017), Vygotsky (1984), Paulo Freire (1970; 1986; 1994), Benjamin (2017), Didi-Huberman (1998), Rancière (2012) e Guy Debord (2003), além das legislações vigentes, como a LDB (Brasil, 1996), BNCC (Brasil, 2017). O uso de recursos visuais será explorado como forma de enriquecer as práticas pedagógicas, auxiliando na compreensão dos conteúdos e no fortalecimento do vínculo das crianças com o aprendizado. O estudo será realizado em uma Unidade de Educação Infantil (UEI) na comunidade rural de Maisa, zona rural de Mossoró/RN. Essa opção pelo campo de pesquisa justifica-se por sua relevância como espaço que reflete a diversidade cultural e as especificidades da vida rural. A localidade também possui um vínculo direto com a trajetória da autora, que nasceu e foi criada na comunidade, onde estudou desde a educação infantil até o ensino médio. Após concluir sua formação acadêmica em Mossoró, a autora retornou à sua comunidade com o objetivo de compartilhar os conhecimentos adquiridos, fortalecer a educação local e valorizar a identidade cultural, respeitando as vivências e saberes de sua comunidade. Espera-se assim que os resultados da pesquisa contribuam para a reflexão e renovação de práticas pedagógicas na educação infantil, especialmente em áreas rurais, e sirvam como referência para instituições educacionais interessadas em adotar metodologias mais inclusivas e transformadoras.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 12246 - HELIO JUNIOR ROCHA DE LIMA
Interna - 12769 - ANTONIA MAIRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA
Externo à Instituição - DEMÓSTENES DANTAS VIEIRA - IFRN
Notícia cadastrada em: 02/12/2024 10:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern