A INSERÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DA GEOGRAFIA ATRAVÉS DA LEI 10.639/03 E OS SEUS REFLEXOS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORO-RN
Cultura afro-brasileira; Lei 10.639/03; Ensino da Geografia; Escolas públicas de Mossoró.
A presente dissertação surge como resultado do meu pertencimento cultural e do meu forte laço com a cultura afro-brasileira, além da minha indignação diante da não aceitação e exclusão desses saberes. A Geografia é uma disciplina que, no contexto escolar, pode prestar grandes contribuições ao combate ao racismo estrutural e seus impactos sociais; expondo as dimensões espaciais deste sistema de dominação. o objetivo geral desta pesquisa é: compreender as possibilidades e desafios da implantação da Lei 10.639/03 no ensino de Geografia nas escolas públicas de Mossoró. A metodologia ativista é definida como uma metodologia que tem por base os movimentos de lutas e resistências dos grupos que foram marginalizados e excluídos pelo sistema neoliberal e patriarcal. Desta forma, adotaremos como base autores do Ensino da Geografia escolar e da Educação, são eles: Ferracini (2012); Santos (2020); Fernandes (2020); Callai (2003); entre outros. O referido estudo tem como metodologia qualitativa o caráter ativista, baseado no procedimento ativista aplicado por D'Souza (2010) e Urban (2020). Justificamos a escolha do caráter ativista da pesquisa pelo fato deste estudo partir da história de um povo que foi e ainda é arduamente castigado por conta do patriarcado, colonialismo, capitalismo e neoliberalismo, que promovem práticas conservadoras e preconceituosas.