Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA FREIRE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA FREIRE DA SILVA
DATA : 20/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

 


LITERATURA ACESSÍVEL, PRÁTICAS EDUCATIVAS E COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM E SEM AUTISMO



PALAVRAS-CHAVES:

formação continuada; livros acessíveis; práticas de letramento literário.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A literatura, artefato cultural e direito universal, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Contudo, para muitos alunos, especialmente aqueles com necessidades complexas de comunicação, o acesso à literatura pode apresentar desafios significativos. Nesse contexto, a formação continuada dos professores da Educação Especial e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) torna-se indispensável, pois amplia o conhecimento e a compreensão de estratégias didáticas acessíveis que promovem a participação efetiva dos alunos nas experiências de leitura literária no ambiente escolar. Assim, nesta pesquisa o  objetivo é compreender como a literatura acessível, por meio da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), pode contribuir para a formação de professores de Educação Especial e do AEE, nas práticas de letramento literário  de alunos com e sem autismo. Este estudo é de natureza  qualitativa,  do tipo  exploratório e descritivo, a partir da metodologia de intervenção pesquisarCOM, são participantes  professores da Educação Especial e do AEE de uma escola pública de Santa Cruz/RN. A geração de dados recorre às notas de campo, às oficinas pedagógicas e ao trabalho com grupo focal. A presente pesquisa, ainda em andamento e com dados a serem gerados, evidencia que a formação continuada dos professores, aliada ao uso de recursos de CAA, favorece a acessibilidade literária, contribui para o fortalecimento das práticas inclusivas e amplia a participação efetiva dos alunos com e sem autismo nas atividades escolares,  fortalecendo o papel da escola na construção de uma educação mais democrática, sensível às diversidades e promotora da equidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2458 - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
Interna - 12769 - ANTONIA MAIRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA
Interna - 1625 - ANTÔNIA BATISTA MARQUES
Externa à Instituição - CLAUDIA RODRIGUES DE FREITAS - UFRGS
Externa à Instituição - CAROLINA RIZZOTO SCHIRMER - UERJ
Notícia cadastrada em: 04/06/2025 12:16
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