Banca de QUALIFICAÇÃO: ADELMA BARBOSA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADELMA BARBOSA DA COSTA
DATA : 08/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Multimídia II - Híbrida
TÍTULO:

A GESTÃO E O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA CRUZ/RN: LIMITES E POSSIBILIDADES


PALAVRAS-CHAVES:

IDEB; Gestão educacional; Monitoramento.


PÁGINAS: 97
RESUMO:

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), instituído pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007, é um indicador sintético que combina dois elementos essenciais para avaliar o desempenho das escolas e redes de ensino no Brasil: a taxa de aprovação dos alunos e o seu desempenho nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Essa combinação permite oferecer panorama do rendimento escolar e da aprendizagem, possibilitando o acompanhamento da evolução educacional ao longo do tempo. Ao integrar esses fatores, o IDEB oferece uma visão reducionista da qualidade educacional porque se baseia em indicadores numéricos limitados e não capta aspectos mais amplos e qualitativos da educação, como: a formação integral do aluno (valores, cidadania, criatividade); as condições de infraestrutura das escolas; a motivação e formação dos professores; o contexto socioeconômico dos estudantes, entre outros. Assim, a pesquisa busca compreender como o monitoramento desse indicador tem influenciado as práticas de gestão na rede municipal de Santa Cruz com a seguinte pergunta de partida: Como a gestão educacional da Rede Municipal de Santa Cruz/RN realizou o monitoramento dos resultados do IDEB no período de 2017 a 2024, esses dados foram utilizados para sua tomada de decisões?O objetivo geral da pesquisa o objetivo geral deste estudo é analisar como a Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz/RN realizou o monitoramento dos resultados do IDEB no recorte temporal de 2017-2024. Dentre os objetivos específicos, destacam-se. analisar os resultados do IDEB no município de Santa Cruz/RN com base em documentos institucionais oficiais, relatórios, planos de educação e dados estatísticos; conhecer o contexto prático do IDEB em Santa Cruz/RN a partir das experiências e discursos dos sujeitos da pesquisa envolvidos diretamente na educação básica; diagnosticar de que forma os resultados do IDEB são monitorados e considerados nos processos de gestão educacional do município de Santa Cruz/RN.A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com análise documental, revisão de literatura e entrevistas semiestruturadas, utilizando a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Por fim, o estudo se apoia em teóricos como Jannuzzi (2009), Afonso (2010b), Freitas (2018a) e outros, que discutem as avaliações e o monitoramento de indicadores educacionais no contexto local, com uma abordagem crítica. A relevância desta pesquisa reside na necessidade de compreender como os dados produzidos pelo IDEB têm sido utilizados pelas instâncias locais da gestão educacional, especialmente em contextos municipais como o de Santa Cruz/RN. Em um cenário em que os indicadores educacionais ganham centralidade no acompanhamento das políticas públicas, analisar a apropriação desses resultados de forma crítica pela gestão municipal poderá permitir identificar avanços na educação através de planejamento eficiente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 8067 - ALLAN SOLANO SOUZA
Interna - 1614 - ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS
Interna - 5436 - CICLENE ALVES DA SILVA
Externa à Instituição - IASMIN DA COSTA MARINHO - UECE
Externa à Instituição - ANDRÉIA FERREIRA DA SILVA - UFCG
Notícia cadastrada em: 09/06/2025 08:47
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