POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: desdobramentos na atuação docente
Educação infantil. Formação.Base Nacional Comum Curricular.CNCA.
O presente estudo configura-se como uma pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC/UERN). Tem como objetivo central compreender como professores de uma escola de Educação Infantil do município de Limoeiro do Norte/CE atuam as políticas de/para a Educação Infantil em sua prática pedagógica. Para alcançar esse objetivo, a investigação se debruça sobre três eixos específicos: inicialmente, analisa-se o percurso das políticas de formação de professores para a Educação Infantil no Brasil, considerando seus marcos legais, diretrizes e programas implementados nas últimas décadas; em seguida, buscam-se compreender os sentidos de Educação Infantil que estão em disputa nas políticas curriculares e de formação docente, com ênfase nas concepções de alfabetização; por fim, procura-se analisar como essas políticas se manifestam e se materializam no cotidiano das instituições e nas experiências pedagógicas dos professores. A pesquisa está ancorada em referenciais teóricos que discutem a formação docente, as políticas curriculares e os processos de atuação das políticas educacionais, com base em autores como Ball, Maguire e Braun e Mainardes, Lopes, Frangella e Dias, entre outros. O material empírico é constituído a partir da análise documental de normativas oficiais, diretrizes curriculares e programas governamentais, que serão examinados em diálogo com as contribuições da abordagem pós-estruturalista. No que se refere aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, com realização de pesquisa de campo. O corpus de análise será composto por revisão bibliográfica, por meio de consulta à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Portal de Periódicos da CAPES, análise de documentos que compõem as políticas curriculares e de formação de professores para a Educação Infantil e entrevistas semiestruturadas com professores da escola locus da pesquisa. Como resultado, espera-se que o estudo contribua para a compreensão dos modos de atuação das políticas educacionais no contexto da Educação Infantil e suscite reflexões críticas sobre os desafios e impactos dessas políticas na formação e na prática docente, especialmente no cenário atual marcado pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).