Banca de DEFESA: JORDÂNIA ALVES PEREIRA CRISPIM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JORDÂNIA ALVES PEREIRA CRISPIM
DATA : 29/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

Educação escolar e cultura local: reflexões e proposições na comunidade de Redonda - Icapuí/CE


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura local. Prática social. Currículo crítico. Educação significativa.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Este estudo teve como propósito analisar de que maneira a valorização da cultura tradicional
pesqueira da comunidade de Redonda, em Icapuí-CE, bem como o contexto histórico,
político e cultural local, podem ser inseridos no currículo da Escola de Ensino Fundamental
Horizonte da Cidadania como estratégia para promover um ensino mais significativo. A
pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, com base em entrevistas e
questionários aplicados a 17 professores da instituição, buscando compreender suas
concepções sobre cultura, currículo e práticas pedagógicas. O referencial teórico ancora-se
em autores como Saviani e Duarte, entre outros, que discutem a relação entre cultura,
prática social e educação crítica. Os resultados evidenciam que, embora os docentes
reconheçam a relevância da cultura local para a aprendizagem, ainda há lacunas em sua
efetiva sistematização no currículo escolar. Conclui-se que a inserção da cultura pesqueira
no processo educativo fortalece a identidade dos estudantes, amplia a compreensão crítica da
realidade e contribui para a construção de um conhecimento contextualizado, apontando a
necessidade de um currículo mais dialógico, inclusivo e comprometido com a transformação
social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 12632 - SAMUEL PENTEADO URBAN
Interno - 12246 - HELIO JUNIOR ROCHA DE LIMA
Externa ao Programa - 12916 - JOSEANE ABÍLIO DE SOUSA FERREIRA
Externa à Instituição - NEUSA DE FÁTIMA MARIANO - UFSCAR
Externo à Instituição - GABRIEL RIBEIRO DEMARTINI
Notícia cadastrada em: 26/08/2025 12:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern