ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: APOIO PEDAGÓGICO E MEDIAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID19
Palavras chaves: Docência. Ensino Remoto Emergencial. Infância.
A alfabetização e o letramento representam processos fundamentais no desenvolvimento educacional e social das crianças, contribuindo para elas interagirem e construírem conhecimentos. No entanto, para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), esse processo pode apresentar desafios únicos, exigindo abordagens diferenciadas, apoio especializado e uma compreensão profunda das necessidades individuais. Diante do exposto, neste estudo o objetivo é conhecer apoios pedagógicos e mediações docentes realizadas na alfabetização e letramento de crianças com TEA na pandemia da Covid-19. Busca-se responder a seguinte questão “Quais apoios pedagógicos e mediações docentes foram mais potentes na alfabetização e letramento de crianças com TEA na pandemia da Covid-19?”. É uma pesquisa de natureza qualitativa, por meio de uma revisão sistemática de literatura e análise da empiria, privilegia a análise da documentação pedagógica produzida pelas professoras e reflete sobre suas falas expostas em entrevistas semi estruturadas. Neste direcionamento, discute-se as ações do campo empírico à luz da teoria e organiza-se as informações com vistas à produção dos dados que possam elucidar a questão do estudo, discutindo os desafios e oportunidades que emergiram nesse processo. Além disso, pondera-se acerca das práticas educacionais inclusivas, se facilitaram o acesso ao conhecimento e desenvolvimento das habilidades linguísticas para as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e o que as professoras aprenderam de inovador em suas práticas mediadoras de alfabetizar/letrar crianças.