Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISANGELA DE MATOS MELO NUNES

DISCENTE : ELISANGELA DE MATOS MELO NUNES
DATA : 17/06/2024
LOCAL: Conferência Web - RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ARACATI/CE

Mediação Pedagógica. Autismo. Aprendizagem.

Embora a educação inclusiva tenha alcançado espaços significativos no cenário da educação,
as escolas ainda têm um grande desafio para atender as diferentes necessidades dos alunos
matriculados promovendo o acesso, a permanência e o desenvolvimento de ações pedagógicas
que favoreçam as interações, potencialidades e aprendizagem. O professor é o mediador no
processo da aprendizagem, é ele que vai oportunizar espaços de construção de saberes,
estimular e despertar o desejo de aprender, para que o aluno possa ampliar seus conhecimentos. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a mediação pedagógica na aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas de Aracati-CE. A metodologia consiste numa abordagem qualitativa, mediante uma revisão descritiva de literatura e para os devidos aprofundamentos de uma pesquisa de campo, será realizado uma entrevista semiestruturada, com os professores da rede pública municipal que atuam com alunos com TEA nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas na sede do município, com os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais do Núcleo de Atendimento Especializado e Inclusão (NAEI). Tem como aporte teórico principal a abordagem histórico-cultural de Vigotski (2007), a mediação com base em Feuerstein (1997), Ausubel (1982), e sobre inclusão a abordagem de Mantoan (2008) e Mendes (2010), dentre outros. Espera-se como resultado da pesquisa em andamento desvelar aspectos norteadores da mediação pedagógica que promovem aprendizagens e problematizá-los, visando explorar possibilidades de fortalecimento das práticas pedagógicas de professores de alunos com TEA nos espaços educativos da rede de ensino fundamental em Aracati-CE.

Interna - 3829 - ANA LUCIA OLIVEIRA AGUIAR
Interna - 2458 - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES