INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NAS SALAS DE AEE NO PERÍODO PÓS-PANDÊMICO: SIGNIFICAÇÕES CONSTITUÍDAS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ASSÚ-RN
Palavras-chaves: Autismo; Inclusão; AEE; Pandemia da Covid-19; Significações
O período pós-pandêmico é marcado pela construção de sentidos e significados em torno da prática pedagógica inclusiva, sendo esse um momento desafiador a todos os que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho traz como problemática as significações constituídas por professoras que atuam na sala de AEE acerca da inclusão de crianças com autismo no período de pós-isolamento social. Desse modo, o objetivo geral é apreender as significações constituídas por professoras acerca da inclusão de crianças autistas que estudam nos anos iniciais e que são atendidas na sala de AEE. Como aporte teórico, recorremos aos estudos que se fundamentam nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica de Lev. S. Vigotski e colaboradores; baseamo-nos também em Mantoan (2003) nas acepções de educação especial; e as legislações de educação especial no Brasil. Metodologicamente, enquadra-se como qualitativa, pois evidencia o caráter subjetivo das significações postas pelas professoras no período pós-pandêmico. E utiliza como instrumento de busca de dados a entrevista reflexiva com professores que atuam na sala AEE. Tem como lócus uma Escola Municipal com sede no município de Assú/RN. Para a construção/produção de informações pela proposta metodológica dos núcleos de significação, discutidos por Aguiar e Ozella (2006; 2013). As informações construídas durante esse trabalho podem contribuir para pesquisas científicas futuras sobre o autismo, aumentando nossa compreensão do transtorno e levando a avanços nos métodos de diagnóstico, tratamento e apoio.
.