PRÁTICAS SOCIAIS E CULTURAIS DE DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA: UMA ALTERNATIVA DE PRODUÇÃO CURRICULAR NA EJA A PARTIR DO TRABALHO DAS LOUCEIRAS EM ASSÚ/RN
EJA. Currículos. Mulheres do barro. Decolonialidade
Este trabalho de pesquisa, cuja temática envolve uma discussão curricular decolonial na EJA, tem por objetivo reconhecer práticas e saberes culturais das louceiras que trabalham com o barro, no município de Assú/RN, enquanto propositivos à construção de currículos na EJA. Metodologicamente, utilizamos a abordagem qualitativa e a dos estudos nosdoscom os cotidianos, como procedimento realizamos os mergulhos com todos os sentidos (Alves, 2008, 2019) nos cotidianos das louceiras, e neste percurso aconteceram as conversas liberadoras (Maturana e Dávila, 2009), fundamentando-nos em concepções teóricas decoloniais (Mignolo, 2008) para se desvincular de conceitos ocidentais hegemônicos, ao mesmo tempo em que desinvisibilizamos e valorizamos saberes fora desse registro, decolonialmente. A discussão pretende contribuir como propulsora de sentidos outros à construção de currículos na EJA, especificamente quando se refere a conhecimentos culturais e sociais praticados por pessoas jovens, adultas e idosas desta modalidade em seus contextos cotidianos.