Banca de DEFESA: MARIA PRISCILA BORGES CARVALHO DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA PRISCILA BORGES CARVALHO DA CUNHA
DATA : 27/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Educação-FE/UERN / Plataforma Google Meet
TÍTULO:

LITERATURA INFANTIL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN/CAMPUS CENTRAL


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria das Representações Sociais, Literatura Infantil, Formação Leitora, Formação Docente.


PÁGINAS: 161
RESUMO:

O incentivo à prática de leitura desde a primeira infância é essencial no processo de formação de leitores, sendo a literatura infantil um gênero literário de grande potencial que faz parte das práticas pedagógicas de professores no cotidiano escolar, sobretudo, na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as representações sociais dos licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus central, acerca do uso da literatura infantil nas práticas pedagógicas. Utilizando uma abordagem qualitativa, a investigação ancora-se no aporte teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, com os estudos de Moscovici (1978, 2001, 2015) e Jodelet (2001). Além disso, a Teoria do Núcleo Central-TNC (Abric, 1996) será empregada como uma abordagem complementar para uma análise mais aprofundada dos elementos constitutivos do fenômeno das representações sociais. O estudo será realizado no curso de Pedagogia da UERN, campus central, tendo como participantes os licenciandos do 7º e 8º período. Os instrumentos utilizados serão a Técnica de Associação Livre de Palavras-TALP, questionário e entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados será conduzido através do Sistema de Espiral Representacional-SER (Melo, 2024) e da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os dados apresentam enquanto elementos constitutivos no núcleo central, as palavras: importante, essencial e fundamental. São estes, elementos que denotam a relevância da literatura infantil na prática pedagógica, cujo grupo atribui a necessidade de sua inserção na formação docente de forma significativa, uma vez compreendida sua relação com a prática desenvolvida e experiências proporcionadas na atuação docente. Apresentamos em linhas gerais que os elementos constitutivos da representação social do grupo estão imbricados na formação, revelando a força que o contexto exerce diante do grupo, na construção de sua representação do objeto e na atuação docente. Deste modo, os resultados revelam, ainda, indícios de uma imagem simbólica e representacional  que se constitui a partir das trajetórias de vida dos participantes, amalgamados aos elementos que definem a escolha da profissão, assim como, dos impactos da formação inicial em que estão inseridos, implicando na construção identitária do grupo e na prática pedagógica voltada a promoção de experiências com o texto literário.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 12769 - ANTONIA MAIRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA
Interna - 1644 - MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO
Externa ao Programa - 12923 - EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS
Externa à Instituição - CAMILA RODRIGUES DOS SANTOS - UFRN
Externa à Instituição - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO - UFRN
Notícia cadastrada em: 20/01/2025 11:59
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