O DIREITO DE SER QUEM QUER SER: AS SIGNIFICAÇÕES DE ESTUDANTES DA COMUNIDADE LGBTQIAPN+ SOBRE SUA VIVÊNCIA ESCOLAR
vivência, psicologia sócio-histórica, estudantes LGBTQIAPN+, núcleos de significação.
Esta pesquisa tem como objetivo geral apreender as significações constituídas pelos estudantes da comunidade LGBTQIAPN+ acerca de suas vivências escolares. Pretendemos, ainda, como objetivos específicos: identificar como as questões de gênero e de orientação sexual implicam e, ao mesmo tempo, são implicadas pelas relações dos estudantes com as práticas cotidianas escolares; verificar a atuação pedagógica da escola no que concerne ao respeito e a valorização da diversidade humana a partir das significações constituídas pelos estudantes participantes da pesquisa; e por fim, fomentar o debate sobre os encadeamentos acerca das questões de gênero e de orientação sexual dos/das estudantes como forma de desenvolver a inclusão efetiva destes/destas nos espaços escolares. O referencial teórico que alicerça este estudo se articula às premissas da Psicologia Sócio-Histórica e ao Materialismo Histórico Dialético, trazendo possibilidades de compreensão e a reflexão das especificidades do objeto de estudo em tela. A investigação será realizada em uma escola de Ensino Médio localizada na cidade de Mossoró-RN, tendo como sujeitos-participantes da pesquisa, três estudantes LGBTQIAPN+, todos com 18 anos, que se autodeclaram como: um homem cis gay, uma mulher cis lésbica e uma mulher trans hétero. O estudo adota uma abordagem qualitativa, fazendo uso de um processo metodológico de produção de dados denominado de ‘Círculos de Significação’. Os dados produzidos a partir deste instrumento, serão analisados com base no procedimento de Núcleos de Significação. Por fim, este estudo pretende evidenciar como essas vivências são mediadas por processos sociais, históricos e culturais, reiterando assim, o compromisso ético-político da pesquisa em educação para com o desenvolvimento da cidadania, promoção e efetivação de direitos, a dignidade, o respeito e a valorização de estudantes LGBTQIAPN+ no contexto escolar.