Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO CLEILSON DE AMORIM GOIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO CLEILSON DE AMORIM GOIS
DATA : 25/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

O DIREITO DE SER QUEM QUER SER: AS SIGNIFICAÇÕES DE ESTUDANTES DA COMUNIDADE LGBTQIAPN+ SOBRE SUA VIVÊNCIA ESCOLAR


PALAVRAS-CHAVES:

vivência, psicologia sócio-histórica, estudantes LGBTQIAPN+, núcleos de significação.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral apreender as significações constituídas pelos estudantes da comunidade LGBTQIAPN+ acerca de suas vivências escolares. Pretendemos, ainda, como objetivos específicos: identificar como as questões de gênero e de orientação sexual implicam e, ao mesmo tempo, são implicadas pelas relações dos estudantes com as práticas cotidianas escolares; verificar a atuação pedagógica da escola no que concerne ao respeito e a valorização da diversidade humana a partir das significações constituídas pelos estudantes participantes da pesquisa; e por fim, fomentar o debate sobre os encadeamentos acerca das questões de gênero e de orientação sexual dos/das estudantes como forma de desenvolver a inclusão efetiva destes/destas nos espaços escolares. O referencial teórico que alicerça este estudo se articula às premissas da Psicologia Sócio-Histórica e ao Materialismo Histórico Dialético, trazendo possibilidades de compreensão e a reflexão das especificidades do objeto de estudo em tela. A investigação será realizada em uma escola de Ensino Médio localizada na cidade de Mossoró-RN, tendo como sujeitos-participantes da pesquisa, três estudantes LGBTQIAPN+, todos com 18 anos, que se autodeclaram como: um homem cis gay, uma mulher cis lésbica e uma mulher trans hétero. O estudo adota uma abordagem qualitativa, fazendo uso de um processo metodológico de produção de dados denominado de ‘Círculos de Significação’. Os dados produzidos a partir deste instrumento, serão analisados com base no procedimento de Núcleos de Significação. Por fim, este estudo pretende evidenciar como essas vivências são mediadas por processos sociais, históricos e culturais, reiterando assim, o compromisso ético-político da pesquisa em educação para com o desenvolvimento da cidadania, promoção e efetivação de direitos, a dignidade, o respeito e a valorização de estudantes LGBTQIAPN+ no contexto escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1653 - JÚLIO RIBEIRO SOARES
Interna - 1625 - ANTÔNIA BATISTA MARQUES
Externo à Instituição - RODRIGO TOLEDO - PUC - SP
Externa à Instituição - ERIKA DOS REIS GUSMÃO ANDRADE - UFRN
Externa à Instituição - BLENDA CARINE DANTAS DE MEDEIROS - UFRN
Externo à Instituição - FÁBIO ALVES GOMES
Notícia cadastrada em: 26/05/2025 13:04
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