Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA CAMPOS DE FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA CAMPOS DE FARIAS
DATA : 30/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

CURRICULO ESCOLAR e a garantia da diversidade, cultura e inclusão


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo; Educação; étnico-racial.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

A presente pesquisa pretende realizar uma análise teórica acerca do currículo e das leis 10.639/03 e 10.645/08, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na educação básica (ensino fundamental e médio) em todas as escolas públicas e privadas do Brasil. O currículo em questão a ser analisado, é da escola Municipal Antônio Paula da Silva localizada no Projeto de Assentamento Nova Vida, Upanema-R/N. Esse, em seu processo de formação e construção histórica possui uma rua denominada “Rua dos Negros”, esse estigma se perpetuou pelas diferentes gerações até os dias atuais, podendo esse, ser um dos fatores a influenciar a vida escolar das crianças, provocando situações de exclusão social e preconceito, que pode vir a refletir ainda na fase adulta da sua vida. Essa comunidade em 2026, irá completar 30 anos, e desde de a sua fundação a uma distinção entre a comunidade geral e a rua dos negros. Para tanto, a análise do currículo é realizada a partir do projeto político pedagógico da escola, nos propomos a contribuir com proposições e possibilidades para o desenvolvimento da diversidade escolar. Desenvolvemos a pesquisa ancorados metodologicamente numa perspectiva de natureza qualitativa do tipo pesquisa ativista, essa caracteriza-se, pela adoção do método que combina pesquisa acadêmica com ação social, é um método frequentemente utilizado por movimentos sociais e organizações comunitárias para abordar questões de injustiça social, desigualdade e direitos humanos, baseada nos estudos de D’Souza(2010). Quando afirma que a pesquisa ativista, é um processo de mudança interna a partir da construção e elaboração de esquemas eficientes e próprios de cada indivíduo, está baseada em três critérios básicos: Intencionalidade/Reciprocidade compartilhar a intenção. Nesse contexto apontamos o currículo escolar como uma ferramenta importante no combate aos estigmas estruturantes dessa comunidade no que diz respeito as questões raciais.Para contribuir com a pesquisa dialogamos com os seguintes autores, Paulo Freire (1979), Abdias do Nascimento (1980), Neusa Santos Souza (1983), Norbert Elias (2000), Caldart (2000), Chizzotti (2006), Silva (2007) Radha D’Souza(2021), Urban (2020),Cida Bento (2022), Frazão (2022) Pinheiro (2023). Com o resultado da pesquisa, espera-se contribuircom a escola na construção curricular atendendo as questões étnico-racial,orientando a respeito do letramento racial e da educação antirracista.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 12632 - SAMUEL PENTEADO URBAN
Interna - 2458 - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
Externo ao Programa - 12249 - IURE COUTRE GURGEL
Externa à Instituição - JAMIRA LOPES DE AMORIM
Externo à Instituição - GABRIEL RIBEIRO DEMARTINI
Externo à Instituição - MELQUISEDEQUE DE OLIVEIRA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 09/07/2025 08:35
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