A BOLSA ACADÊMICA E POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFERSA: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES PARA A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DO CAMPUS CARAÚBAS
Assistência Estudantil; Educação Superior; Permanência; Políticas Públicas.
Diante do crescimento e expansão no acesso ao ensino superior no Brasil, identifica-se à permanência dos estudantes ingressantes mais vulneráveis economicamente, como uma adversidade da política pública. Assim, torna-se essencial entender o papel promovido pela política de assistência estudantil para o amortecimento dessa dificuldade. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo geral: analisar a execução da modalidade Bolsa Acadêmica do Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus
Caraúbas, identificando sua influência para a permanência dos estudantes assistidos nos semestres 2023.1 e 2023.2. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa exploratória descritiva em três etapas distintas: (1) Revisão Sistemática da Literatura, onde busca-se legitimar e conhecer os dados e informações acerca das produções acadêmicas sobre assistência estudantil; (2) Análise Documental, onde serão consultados os documentos emitidos pela instituição inerentes à normatização e execução das ações do Programa Institucional, além do aparato jurídico em vigor que rege e norteia as políticas de assistência estudantil no país. Este passo visa fornecer profundidade e contexto, permitindo a compreensão da regulamentação específica do Programa Institucional de Assistência Estudantil – PIAE, e sua execução no Campus Caraúbas e; (3) Aplicação de Questionário aos estudantes beneficiários da bolsa acadêmica, com o propósito de captar a percepção dos beneficiários em relação a essa política e discutir seu impacto na permanência dos estudantes na instituição de ensino. Por fim, destaca-se a importância desta investigação para a compreensão da política institucional de assistência estudantil, e sua relevância como ferramenta para atenuar os desafios inerentes à jornada acadêmica dos discentes, estes que fazem parte do programa de permanência da referida política, visando colaborar com o fortalecimento e possíveis melhorias na política e na oferta do programa institucional.