Banca de QUALIFICAÇÃO: RUTE MOURA DE MELO

DISCENTE : RUTE MOURA DE MELO
DATA : 26/07/2024
LOCAL: Via Google Meet

Trajetórias de normalistas nos Cursos Normais Regionais de Assú e Pendências: análises históricas e interseccionais (1985-1991)

História da Educação. Cursos Normais Regionais. Interseccionalidade. Formação Humana. Formação Profissional Docente.

Este estudo tem como objetivo investigar as trajetórias de normalistas nos Cursos Normais Regionais de Assú e Pendências entre 1985 e 1991. Reflete-se sobre a criação dos Cursos Normais Regionais e os processos de profissionalização da docência nos respectivos contextos e espaços, sob perspectivas históricas e interseccionais, compreendendo como as trajetórias dos(as) normalistas são influenciadas por diversos fatores sociais que impactaram suas vidas e suas formações humanas e profissionais. A pesquisa circunscreve-se no campo da História da Educação, utilizando a abordagem da História Cultural para operar com fontes documentais escolares localizadas nos acervos da Escola Estadual Monsenhor Honório (Pendências – RN) e da Escola Estadual Juscelino Kubitscheck (Assú-RN), instituições que sediaram os Cursos Normais durante o período mencionado. Esses materiais são analisados em diálogo com a legislação oficial do Ensino Normal tanto no cenário nacional quanto no Rio Grande do Norte (Brasil, 1946; 1971). Os autores como Almeida (2014) e Vianna (2021) são fundamentais no referencial teórico-metodológico sobre a feminização do magistério; Silva (2013; 2018) e Nascimento et al. (2022) sobre a formação profissional docente; Vasconcelos (2014), Barros (2019) e Mogarro (2006) acerca da Pesquisa em História da Educação no trabalho com fontes históricas e documentos escolares. Na tessitura investigativa, utilizam-se narrativas autobiográficas, conforme explica Souza (2007), que considera as narrativas de memória como uma ferramenta de importância inquestionável para estabelecer caminhos no estudo da História. Com esta proposta, busca-se contribuir para a historiografia da educação profissional no Rio Grande do Norte, destacando a análise de contextos locais.

Presidente - 7980 - SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM
Interno - 5403 - FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA