Banca de DEFESA: PEDRO HENRIQUE DE LIMA

DATA : 29/08/2024
LOCAL: Sala multimídia II FE/UERN/ sala virtual

CRIAÇÃO E ATUAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

(CEJA)/ARACATI-CE: POLÍTICAS E CONTEXTOS.

Políticas de EJA. CEJA/Aracati CE. Ciclo de Políticas. Teoria da atuação.

A presente pesquisa tem como objeto de estudo políticas no processo de criação e atuação do Centro de Educação e Jovens e Adultos (CEJA), do Município de Aracati/CE, a partir da seguinte pergunta: como vem se desenvolvendo no contexto da prática a produção política na Educação de Jovens e Adultos, em Aracati-CE, a partir da criação do Centro de Educação e Jovens e Adultos (CEJA)? Tem como objetivo geral analisar, no contexto da prática, produções políticas com e a partir da criação do CEJA, como unidade escolar exclusiva para a oferta de Educação de Jovens e Adultos. São seus objetivos específicos: 1) identificar políticas desenvolvidas pelos sujeitos do CEJA/Aracati-CE; 2) compreender como os sujeitos atuam e se percebem enquanto produtores de política, em meio às dificuldades, resistências e/ou rupturas na perspectiva de uma nova unidade escolar de EJA; 3) identificar e relacionar a atuação dos sujeitos (professores/gestão pedagógica) e a produção política mediante a Proposta Curricular e Pedagógica da instituição. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa conforme apontado na perspectiva de Bogdan e Biklen (1994), apresentando o CEJA Professor José Hercílio Silvério Virgínio/Aracati-CE como ambiente social e fonte direta de construção de dados, por meio de entrevista semiestruturada, grupo focal    a partir dos sujeitos (professores e gestão pedagógica) que ali desenvolveram suas atividades; também, por meio de fontes documentais como o Projeto Político Pedagógico da instituição. Enquanto abordagem teórico-metodológica, dialoga com o ciclo de políticas, de Ball e colaboradores (1994; 1998) e com a teoria da atuação de Ball, Maguire e Braun (2016), articuladas aos estudos de Mainardes (2006) e de Lopes e Macedo (2006, 2011). Consideramos que o olhar para esta modalidade de ensino precisa ser ampliado, se faz necessário construir políticas públicas de oportunidades concretas, influenciando as políticas públicas já existentes para os educandos. Acreditamos que a discussão realizada nesta pesquisa seja um ponto de referência para debates sobre o tema e para o avanço do processo educacional no Brasil e que discussões aqui apresentadas possibilitam construções futuras.

Presidente - 4243 - MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
Interno - 5403 - FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA